domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA PROPÕE PRISÃO DE ATÉ 40 ANOS PARA ATENTADO A VIDA DE MINISTRO DO STF OU PRESIDENTE

LUANA NEIVA - 21/07/2023 15:30 - Atualizado 21/07/2023

O projeto de lei também quer aumentar de 8 para 20 anos a pena de prisão para quem financiar movimentos antidemocráticos

Nesta sexta-feira (21), Lula (PT) assinou um projeto de lei que aumenta as penas para crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito. A ação faz parte do PAS (Programa de Ação na Segurança), um pacote com ações voltadas à Segurança Pública, como investimento e planos. A proposta estabelece de 20 a 40 anos de prisão para crimes que atentem contra a vida do presidente da República, do vice-presidente da República, do presidente do Senado, do presidente da Câmara dos Deputados, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Procurador-Geral da República.

Além disso, propõe de 6 a 12 anos, mais a pena correspondente à violência, para crimes que atentem contra a integridade física e a liberdade das autoridades políticas citadas “com fim de alterar a ordem constitucional democrática”. A medida é lançada uma semana depois do ministro Alexandre de Moraes, do STF ter sido hostilizado no Aeroporto de Roma, na Itália.

O projeto de lei também quer aumentar de 8 para 20 anos a pena de prisão para quem financiar movimentos antidemocráticos. Na apresentação dessas medidas, o governo relatou que os ataques golpistas de 8 de janeiro “demonstraram que o tratamento penal aos crimes contra o Estado Democrático de Direito precisa ser mais severo a fim de que sejam assegurados o livre exercício dos Poderes e das instituições democráticas, o funcionamento regular dos serviços públicos essenciais e a própria soberania nacional”.

Foto: Divulgação / Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.