O estado do Piauí, que faz parte da região Nordeste, deve receber o maior montante de investimentos federais incluídos no orçamento de 2023 através das chamadas “emendas de bancada”. De acordo com um levantamento feito pelo g1 e pela GloboNews, o estado piauiense deve receber R$ 398 milhões da União até dezembro só com base nesse mecanismo.
As emendas de bancada são sugestões de investimento feitas pelos deputados e senadores eleitos por aquele estado. Esse mecanismo foi impulsionado após o Supremo Tribunal Federal (STF) limitar o uso das emendas de relator, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”.
Se tratando do nosso cenário, de acordo com o levantamento, a Bahia está entre os cinco estados brasileiros que mais receberam os valores empenhados, das emendas de bancada, cerca de R$ 22,3 milhões. A bancada baiana conta com 39 deputados federais na Casa.
Confira a lista dos maiores estados beneficiados até esta semana:
O “empenho” significa que o recurso já foi reservado no orçamento, embora ainda não tenha sido transferido para o governo estadual. Nessa etapa, os estados já podem liberar o início da obra ou da ação prevista para aquele dinheiro.
Foto: Saulo Cruz/Câmara dos Deputados