sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

REDES PÚBLICAS DE ENSINO DE JANDAÍRA E ITANAGRA CONTAM COM APOIO DO PROJETO EDUCAÇÃO CONTINUADA

João Paulo - 11/07/2023 09:58

Com ações que visam à qualificação da educação básica em escolas da rede pública, o projeto de Educação Continuada amplia a atuação para dois municípios recentemente: Jandaíra e Itanagra, no litoral norte da Bahia. Realizada pela Bracell, em parceria com as secretarias de Educação dessas cidades, a iniciativa é desenvolvida com o suporte técnico do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) que promove, no primeiro contato com as comunidades escolares, um seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede com gestores, coordenadores, professores, pais e estudantes.

Em Jandaíra, o lançamento aconteceu, na tarde desta segunda-feira, 10, na Creche Jaime Paulo dos Santos, na praça Francisco Tomás de Souza. Na ocasião, foi apresentada a proposta de trabalho e de escuta dos representantes e profissionais sobre a rede de ensino. Além disso, foi feito o levantamento dos avanços e desafios da educação municipal para a construção coletiva do projeto de educação, que foca na formação continuada de educadores dos anos iniciais do ensino fundamental.

De acordo com Amanda Quenupe, coordenadora de Responsabilidade Social da Bracell, “o diagnóstico inicial permite que a equipe do projeto conheça melhor o trabalho pedagógico já desenvolvido nas escolas, podendo contribuir com novas estratégias para o desenvolvimento de ações conjuntas mais adequadas à realidade dos municípios”. Ela acrescenta que a mesma mobilização aconteceu em Itanagra, no dia 4 de julho, quando a comunidade escolar pôde compartilhar suas experiências sobre a rede. “O município retorna ao projeto para fortalecer ainda mais suas ações voltadas à melhoria da educação infantil”, pontua.

Na ocasião, Eder Araújo, secretário de Educação de Itanagra, destacou que “investir em formação continuada é investir em um processo contínuo de aperfeiçoamento que possibilita capacitação adequada para os nossos docentes”. Além de Jandaíra e Itanagra, outro município que ingressou recentemente no projeto foi Ouriçangas, que já passou pelo processo de mobilização e está em fase de elaboração para o desenvolvimento das ações educacionais.

Desde 2014, o projeto de Educação Continuada tem atuado na formação de equipes técnicas das secretarias municipais de Educação, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e professores. A iniciativa já está presente nas cidades de Alagoinhas, Acajutiba, Aramari, Araçás, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Inhambupe e Santo Amaro, que vem melhorando a qualidade da educação, segundo indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2022, a iniciativa alcançou 276 escolas e 1.801 profissionais da educação, engajando 1.743 pessoas nas atividades promovidas pelo projeto e beneficiando 21.181 estudantes.

Foto: Acervo Bracell

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.