sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CODECON REALIZA OPERAÇÃO 15 MINUTOS PARA COIBRIR PRÁTICAS ABUSIVAS EM BANCOS

LUANA NEIVA - 11/07/2023 19:20

Com o objetivo de garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores e promover a melhoria dos serviços bancários, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) iniciou uma nova Operação 15 Minutos na última segunda-feira (10). A ação tem como foco principal verificar o cumprimento da lei que termina o tempo máximo para atendimento nos bancos, bem como a acessibilidade e o atendimento prioritário.

Até o momento, foram vistoriadas seis agências e duas delas foram consideradas irregulares. Um auto de infração foi emitido devido à ausência de atendimento prioritário por parte da gerência, bem como o descumprimento da lei dos 15 minutos em suas três modalidades de atendimento: convencional, prioritário e prioritário 80+. A operação continuará até o próximo dia 18 em agências bancárias selecionadas com base em denúncias recebidas.

Segundo o diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, as agências que não se adequarem ou cometerem infrações graves serão autuadas e poderão sofrer sanções mais severas. “Além do cumprimento da lei, os fiscais verificam questões como o respeito às normas de segurança e acessibilidade, a exemplo da presença de rampas e elevadores para pessoas com mobilidade reduzida. Nosso objetivo é garantir que os bancos cumpram suas responsabilidades e ofereçam um atendimento de qualidade a todos os clientes. Caso as normas não sejam cumpridas, medidas administrativas serão adotadas”, destacou.

A Lei Municipal dos 15 Minutos (5.978/2001) determina que o consumidor tem o direito de ser atendido em um prazo máximo de 15 minutos nos caixas em dias normais e de 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados. Além dessa lei, outras normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estão sendo observadas durante a operação, como a emissão de bilhetes ou senhas com horários de recebimento e atendimento, a disponibilidade de assentos adequados para idosos e pessoas com deficiência, a existência de sinalizações claras sobre o atendimento prioritário e o fornecimento de informações transparentes sobre tarifas e serviços.

Foto: Divulgação / Ascom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.