domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0901 Dólar 5.8319

PRIMEIROS INDICADOS DO GOVERNO LULA AO BANCO CENTRAL PASSAM POR SABATINA NO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA

João Paulo - 04/07/2023 06:52

Com o clima complicado entre o governo e o Banco Central o senado federal começa hoje, terça-feira, 4, a avaliar os dois primeiros nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cúpula do Banco Central. Gabriel Galípolo deixou a Secretária-Executiva da Fazenda para assumir o posto de diretor de política monetária, enquanto Ailton Aquino dos Santos, servidor de carreira do BC, deve assumir a diretoria de fiscalização. Ambos serão sabatinados por senadores. A grande esperança de Lula é ambos já estejam na próxima decisão do Banco Central sobre a Taxa de Juros que acontece dia 02 de agosto.

Após a avaliação dos senadores na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), os dois nomes serão encaminhados para votação em plenário. A expectativa do governo é pela aprovação de ambos, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já indicando apoio aos dois nomes. Galípolo foi indicado para substituir o ex-diretor Bruno Serra Fernandes. Já Ailton Aquino vai substituir Paulo Sérgio Neves de Souza na diretoria de Fiscalização do BC.

Além disso, ao assumir a diretoria de política monetária, Gabriel Galípolo terá destaque em direcionar o debate técnico sobre a Selic, mas cada membro do Comitê tem autonomia na votação – que tem seguido uma trajetória de unanimidade nas últimas decisões sobre o rumo da Selic. A última divergência de votos ocorreu em setembro de 2022. Os diretores Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais) e Renato Gomes (Sistema Financeiro) votaram pela elevação de 0,25 pontos percentuais, enquanto a maioria decidiu pela manutenção da taxa de 13,75%, na época. Mais recentemente, o Copom também ficou dividido, mas em relação à indicação de possível corte de juros em agosto.

Foto: Reuters/Arte g1

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.