sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PROJETO QUE PROPÕE RENOMEAÇÃO DO AEROPORTO DE SALVADOR SERÁ DEBATIDO COM LULA; REVELA DEPUTADO

Tácio Caldas - 29/06/2023 17:24 - Atualizado 29/06/2023

O deputado federal Joseildo Ramos (PT), autor do Projeto de Lei nº 3.222/2023, que propõe a renomeação do Aeroporto Internacional de Salvador para Dois de Julho, revelou que o texto será debatido com o presidente Lula, durante sua visita à capital baiana nos festejos cívicos do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.

O parlamentar baiano explicou que o assunto foi conversado entre os representantes do Governo do Estado, mesmo sem uma posição oficial do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o tema. De acordo com Joseildo, a proximidade das comemorações do 2 de Julho ajuda a criar um bom ambiente para retomar a discussão histórica no estado.

“Estamos no quinto governo do PT na Bahia e terceiro governo de Lula no país. A ambiência política deve compactuar com o resgate histórico. São 200 anos de histórias que essas lideranças importantes sequer são citadas. Maria Quitéria, Maria Felipa, grandes nomes que participaram de uma insurreição na Bahia. A Independência do Brasil aconteceu no Dois de Julho, não no Sete de Setembro”, disse o deputado baiano ao portal do Jornal Massa!

Desde 1998, ou seja, há 25 anos, que o aeroporto da capital baiana passou a ser chamado de Deputado Luis Eduardo Magalhães, em uma homenagem póstuma ao ex-presidente da Câmara e pré-candidato a governador da Bahia. Na época, o parlamentar faleceu devido a um infarto fulminante.

A lei nº 9.661/98, que mudou o nome do aeroporto, foi proposta pelo deputado Aroldo Cedraz (antigo PFL, atual União Brasil), aprovada no Senado, e sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 2019, após a privatização, o terminal passou a se chamar Salvador Bahia Airport, sob a administração da concessionária Vinci Airports.

Apesar disso, o deputado Joseildo não acredita que isso invalide a proposta ou a torne atrasada.

“Não estávamos em um ambiente adequado no momento, estamos nesse ambiente agora”, pontuou.

O parlamentar baiano reafirma que seu Projeto de Lei não possui qualquer revanchismo, tampouco um desrespeito à memória do deputado homenageado.

“Luis Eduardo, dentro do pensamento ideológico dele, cumpriu seu papel. É alguém que se destacou. Foi presidente da Câmara […]. Só existe um desfile cívico que parte do povo nesse país, que é o Dois de Julho. Não tem outro. É o orgulho do baiano”, afirma.

Como uma forma de agradar gregos e troianos, o projeto sugere à Câmara Municipal de Salvador (CMS) que a praça em frente ao aeroporto receba o nome do deputado Luis Eduardo.

“Vou conversar com a vereadora Marta Rodrigues (PT), irmã do governador Jerônimo, para ver a possibilidade de alcançarmos a Câmara dos Vereadores e que seja apresentada uma proposta com esse direcionamento”, conclui.

 

Foto: Felipe Iruatã/Ag. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.