domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA PROMETE BUSCAR RECURSOS PARA COMBATE A POBREZA EM VIAGEM A EUROPA

João Paulo - 20/06/2023 07:12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para a Europa, onde terá uma série de compromissos e reuniões bilaterais na Itália, no Vaticano e na França. Em Paris, ele será um dos principais convidados da Cúpula para um Novo Pacto Global de Financiamento, organizada pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

Essa cúpula, anunciada durante a Conferência do Clima das Nações Unidas em novembro de 2022, reunirá chefes de estado e ministros de governos, incluindo China e Estados Unidos, para discutir formas de aumentar a solidariedade financeira com países do Sul. O Brasil defenderá a ampliação dos mecanismos de cooperação para além do combate às questões climáticas, buscando uma abordagem mais holística e interdependente, que inclua também questões de desenvolvimento sustentável, pobreza, fome e saúde.

Lula ressaltou a importância de cuidar das pessoas pobres que vivem nas regiões da Amazônia e destacou a necessidade de garantir o bem-estar da população ao discutir questões ambientais. Durante sua visita, Lula também terá reuniões com o presidente da Itália, Sérgio Matarella, e com o Papa Francisco, no Vaticano.

Na Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento, o governo brasileiro participará de diversas mesas-redondas, abordando temas como novos instrumentos de financiamento, reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento e participação da iniciativa privada. Lula fará um discurso no encerramento do evento, juntamente com outros líderes estrangeiros.

Além disso, Lula fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, organizado pela banda Coldplay, na frente da Torre Eiffel. Ele também terá encontros bilaterais com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com Sultan Al-Jaber, presidente do comitê organizador da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Outros encontros com líderes estrangeiros ainda podem ocorrer, mas não foram oficialmente confirmados.

Essa viagem do presidente Lula à Europa demonstra seu envolvimento e participação em discussões internacionais sobre questões climáticas, desenvolvimento sustentável e cooperação financeira.

Foto: (foto: Ricardo Stuckert/PR)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.