quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5709 Dólar 5.194

SEDUR, CTB E OUTROS ÓRGÃOS FAZEM VISTORIA NO TRAMO III DO METRÔ

Tácio Caldas - 29/05/2023 16:06 - Atualizado 29/05/2023

Ação foi realizada antes de início da operação do novo trecho que tem previsão para funcionar a partir do segundo semestre de 2023.

O terceiro trecho do metrô de Salvador e Lauro de Freitas, que já está com as obras concluídas e com previsão para iniciar as operações em julho, passou por uma vistoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para fiscalizar os testes dos trens e das estruturas antes de serem liberados para funcionamento.

O novo trecho do metrô possui uma extensão de cinco quilômetros e duas novas estações, em Campinas de Pirajá, próximo da Brasilgás, e no bairro de Águas Claras. De acordo com a secretária da Sedur, Jusmari Oliviera, os benefícios para a mobilidade urbana de Salvador com o tramo III do metrô são evidentes. “Com as duas novas estações, em Campinas de Pirajá e em Águas Claras, teremos um acréscimo significativo na extensão do sistema metroviário, o que significa mais opções de transporte rápido, seguro e eficiente para os moradores”, destacou Oliveira.

A titular da pasta concluiu dizendo que o trecho vai melhorar, ainda, a economia da região. “Além disso, a integração do metrô com a nova rodoviária em Águas Claras também proporcionará uma intermodalidade facilitada, tornando a vida dos usuários ainda mais prática e conveniente. Acreditamos que o Tramo III contribuirá para a melhoria da mobilidade urbana e para o desenvolvimento econômico da região”, destacou a secretária.

Para essa ampliação, o Governo da Bahia investiu mais de R$ 700 milhões, fazendo com que o sistema metroviário passasse dos atuais 33 quilômetros para quase 38 quilômetros. Sabendo disso, a presidente da CTB, Ana Cláudia Nascimento, considerou positivos os trabalhos feitos no local e destacou a importância do empreendimento.

“As novas estações serão extremamente vantajosas para a locomoção da população. Além de proporcionarem acesso rápido e seguro ao metrô, elas também beneficiarão diretamente as comunidades locais, conectando-as a outras regiões da cidade. A expansão do sistema metroviário contribuirá para a redução do tráfego nas vias urbanas, melhorando a fluidez do trânsito e diminuindo os congestionamentos”, afirmou Nascimento.

 

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.