terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

DEPUTADO BAIANO É APONTADO POR “FRITAR” RUI; DIZ REVISTA

Tácio Caldas - 05/06/2023 22:23

Reportagem da revista “Veja” indica que o político baiano, Elmar Nascimento (UB), tem dado “dor de cabeça” ao governo Lula (PT) na Câmara.

De acordo com uma matéria produzida pela revista “Veja”, Elmar (UB) tem sido o maior responsável pelas dificuldades enfrentadas pelo governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados. Além disso, ele também tem sido apontado como o responsável pela ‘fritura’ do ministro da Casa Civil (PT), o ex-governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT), na articulação no Planalto.

O deputado baiano já vinha “rivalizando” com o ministro desde o tempo em que o petista governou a Bahia, entre 2015 e 2023. O que se especula é que Elmar entende que Rui estaria influenciado o presidente a não nomea-lo para algum ministério. Inclusive, o deputado baiano, com o aval do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), tem um plano para convocar Rui a prestar esclarecimentos no plenário da Casa, faltando decidir apenas o momento mais adequado para isto acontecer.

Com esse e outros movimentos, o Centrão tenta ganhar mais influência no governo, mas sabe que ainda não tem chances de assumir a Casa Civil. O presidente, inclusive, tem descartado publicamente que não fará uma reforma ministerial para atender ao pedido do Centrão. Lula, inclusive, já afirmou que isso só vai se concretizar se acontecer alguma catástrofe dentro do governo.

ALVO DE CRÍTICAS

Rui Costa (PT) tem sido alvo de críticas na Câmara dos Deputados por estar sendo um tanto quanto inflexível. Na última sexta (2), o ex-governador da Bahia deu uma declaração polêmica sobre Brasília e não foi perdoado por apoiadores e opositores ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Criticado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e pelo governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), o ministro da Casa Civil tem ganhado apoio após a repercussão negativa de sua fala em visita ao interior da Bahia, ocorrida na última sexta (2).

A deputada Alice Portugal (PCdoB) foi uma das parlamentares a se pronunciar. Recentemente outras duas figuras defenderam o posicionamento de Rui Costa (PT). Foram eles o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero (PSD), que endossou a fala do petista e foi além nas críticas à Capital Federal. Segundo ele, a fala de Rui foi certeira. “Corretíssima a fala do ministro Rui Costa (PT). Não venham de mimimi, porque ele não falou dos trabalhadores de Brasília, nem de suas periferias. Falou do que representa o ‘projeto Brasília’: um delírio oligárquico que custa R$ 15 bilhões por ano aos brasileiros”, afirmou Calero (PSD).

Outro que se posicionou sendo favorável ao ex-governador da Bahia, foi o Senador Otto Alencar (PSD). Ele usou suas redes sociais para defender Rui (PT) dos ataques do governador de Brasília. “Por que não se calas Ibaneis Rocha (MDB)? Governador do dia 8 de janeiro, afastado do cargo, fez tudo errado, com a ação inconsequente de estimular o golpe. Afastamento, mesmo que temporário, mácula e deslustra o que já tem pouco brilho”, escreveu o congressista, na tarde do último domingo (4).

 

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.