O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), durante a entrevista à CNN Brasil, afirmou nesta segunda (5), que a fala do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), sobre Brasília causou polêmica entre os aliados e opositores. De acordo com Lira (PP), essa atitude do ex-governador da Bahia “não ajuda” na articulação do governo do presidente Lula (PT). “Um dos ministros falou sobre Brasília que causou muito rebuliço. Essas coisas não ajudam e o governo saberá o que tem que fazer”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados.
Nesta segunda, por outro lado, a deputada federal baiana Alice Portugal (PCdoB) defendeu Rui Costa (PT) durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole FM. Segundo ela, tudo não passou de um mal-entendido entre as partes envolvidas. “Acho que a fala de Rui não foi contra Brasília, foi contra os métodos. Ele não defendeu retirar a capital do Distrito Federal (DF), fez alusão aos métodos”, pontuou a deputada, antes de completar afirmando que o governador do DF “se defendeu raivosamente”, justificou a parlamentar.
Ainda durante a entrevista, Alice (PCdoB) também defendeu as emendas parlamentares, dizendo que o recurso destinado para este fim representa uma pequena parcela do orçamento da União. “Acho certo ter emendas, o que interfere no orçamento mesmo é a dívida pública. A gente fica brigando por parcelas do orçamento que não são tão importantes assim”, concluiu a deputada.
Tudo isso acontece durante a visita do ex-governador da Bahia à cidade de Itaberaba, no sul da Bahia, na última sexta (2). Durante a sua estadia, o político e atual ministro da Casa Civil do governo de Lula (PT) afirmou que Brasília é uma “ilha da fantasia” e que na capital do país é “difícil fazer o certo, porque, para muitos, está errado, e fazer o errado é que o certo na cabeça deles”.
Foto: Ricardo Stuckert/PR