domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MP DOS MINISTÉRIOS É APROVADA NO SENADO

João Paulo - 01/06/2023 14:40

Se demorou na Câmara até o limite do prazo, no Senado a Medida Provisória 1.154/2023 precisou de menos de 24 horas para ser apreciada e aprovada.

Tendo como relator Jaques Wagner (PT), a medida recebeu 51 votos a favor, 19 contra e uma abstenção. A MP 1.154/2023 mantém as 37 pastas criadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na proposição original, mas muda atribuições de algumas delas.

As alterações foram promovidas pelo relator na Câmara, o deputado alagoano Isnaldo Bulhões (MDB).O texto aprovado retira competências do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em âmbito federal passa para o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O gerenciamento de sistemas de saneamento básico e resíduos sólidos vai para o Ministério das Cidades.

O texto aprovado pelos senadores mantém o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), mas a pasta perde duas atribuições. O reconhecimento e a demarcação de terras indígenas volta para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O MPI fica responsável por defender e gerir terras e territórios indígenas e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

 

Foto: Pedro França/Agência Senado

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.