Ao lado do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou nesta segunda (29), a entrega dos novos equipamentos de videomonitoramento no 18º Batalhão da Polícia Militar da Bahia.
Os novos instrumentos vão servir para monitorar a região do Centro Histórico de Salvador. Dino se tornou o 17º ministro do governo Lula (PT) a visitar à Bahia em menos de seis meses.
“Ministro, o senhor é o décimo sétimo ministro hoje aqui na Bahia. Nós já tivemos em menos de seis meses, dezessete ministros. Lançamento de programas nacionais como Minha Casa Minha Vida, como PPA, Cultura, feitos aqui na Bahia pelo presidente. Então hoje quero dar as boas vindas aqui em nome do povo da Bahia, em nome da cultura, das mulheres, da segurança pública”, afirma Jerônimo.
Foram entregues 96 novas câmeras para o 18º BPM, que vão contribuir com o trabalho de reconhecimento facial no Pelourinho. Ao lado de representantes do governo estadual, do presidente da AL-BA, Adolfo Menezes, e do vice-governador Geraldo Júnior, Jerônimo celebrou a nova entrega para a Segurança Pública da Bahia.
“Estou aqui com o presidente da Alba, representando os deputados federais estaduais, meu vice-governador, meus secretários, minhas secretarias de mulheres e de cultura. Essa agenda não é uma agenda aqui no Pelourinho por qualquer ato de se tornar refém de segurança pública. Pelo contrário, nós temos muito orgulho do que estamos fazendo na Bahia e hoje aqui com o ministro Dino, nós celebramos uma retomada do que estamos fazendo em todo o Brasil”, comentou o governador.
O ministro Flávio Dino, declarou que a Bahia é prioridade no Governo Federal com relação às demandas de segurança. Em Salvador, o chefe da pasta informou à imprensa que o estado possui “todos os recursos disponíveis do fundo nacional de Segurança Pública”.
“Os governos estaduais sempre estiveram muitos sozinhos na batalha da segurança. A nossa diretriz é que o nosso governo federal intensifique o chamado Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A segurança pública não é apenas repressão e correção. O governador [Jerônimo Rodrigues] tem os recursos disponíveis do fundo nacional de segurança pública. A Bahia é prioridade para o governo federal”, disse Dino.
Na coletiva, Dino anunciou ainda a entrega de mais uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, localizada ao lado do Hospital Sarah, na Av. Tancredo Neves, e o lançamento de editais para o setor cultural no centro da cidade.
“Serão lançados editais específicos para apoio de projetos culturais nas regiões centrais de Salvador, como o Pelourinho. Essa visita é para anunciar que a Bahia vai receber mais uma Casa da Mulher Brasileira, instrumento de combate ao feminicídio”, finalizou o ministro.
Foto: Joá Souza/GOV-BA