O senador baiano Otto Alencar (PSD-BA) assume a CPI dos Atos Golpistas no Congresso Nacional. A reunião ocorrerá no Senado, às 9h. O colegiado terá 16 deputados e 16 senadores titulares.
De acordo com o requerimento de criação da CPI mista, o grupo terá 180 dias para investigar os atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas. A abertura do encontro desta quinta será presidida pelo parlamentar mais velho escolhido para compor a comissão. O responsável será o senador e líder Otto Alencar (PSD-BA).
Em seguida, serão eleitos o presidente e vice da comissão. O relator, então, será indicado pelo presidente. Ainda não foi definido se Câmara ou Senado ficarão com a presidência, mas o mais cotado para ficar com a vaga é o deputado Arthur Maia (União-BA). Em uma comissão mista, se um deputado tem a presidência, a relatoria é dada a um senador e vice-versa. Se não houver consenso, as vagas serão definidas em uma votação simples. O escolhido será o que tiver mais votos.
Esse arranjo costuma ser feito previamente por meio de um acordo entre deputados e senadores para, no momento da eleição do presidente, o nome ser apenas referendado. Deputados e senadores podem ainda nesta quinta começar a definir como funcionará a CPI e quais serão os primeiros requerimentos colocados em votação.
Na Câmara
Na Câmara
Foto: Senador Otto Alencar (Foto: Ag.Senado)