Para reforçar a segurança viária na Avenida 29 de Março, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou uma série de modificações envolvendo o fluxo de veículos nos retornos da via. São próximos a esses locais onde a autarquia vem registrando a maior quantidade de acidentes no trânsito – somente nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 14 casos e 19 pessoas ficaram feridas.
Segundo a superintendência, a Avenida 29 de Março possui retornos feitos por vias marginais, o que acabava gerando colisões com veículos que trafegavam pela via principal, já que alguns condutores não obedeciam a sinalização. A proposta adotada pela Transalvador é bloquear as marginais e fazer com que os condutores não precisem sair da via principal para efetuar a conversão de sentido.
Com a alteração, os motoristas e motociclistas, quando estiverem próximos ao retorno, deverão mudar para a faixa da esquerda, na via principal, de onde poderão fazer a conversão de sentido com segurança, destaca o órgão. Portanto, a faixa da esquerda em cada sentido da avenida ficará destinada, predominantemente, para apoio aos retornos. Dessa forma, é possível evitar colisões de veículos em sentidos opostos ou laterais.
Mudanças gradativas
As mudanças nos retornos da Avenida 29 de Março acontecem de maneira gradativa. O novo redesenho viário já foi adotado na área de conversão de fluxo que fica na altura do bairro Nova Brasília. Já as obras para a modificação do retorno que fica próximo ao Condomínio Alphaville foram iniciadas. Ambos ficam no sentido Paralela.
A previsão é de implantar essa proposta em todos os demais retornos. À medida que as alterações forem sendo aplicadas, o tráfego de veículos pelas respectivas vias marginais será bloqueado, já que não será mais necessário transitar pelo local a fim de fazer a conversão.
Foto: Lucas Moura/Secom