sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SALVADOR RECEBE ALERTA EM RELAÇÃO AS CARAVELAS NAS PRAIAS

Bruno Alves - 23/05/2023 17:55

Veja oque fazer em caso de contato com o animal e como evitar entrar em contato

Os cidadões que frequentam á praia precisam reforçar alguns cuidados, devido ao aparecimeto das caravelas, animais semelhantes às águas-vivas, e que podem provocar sérias queimaduras no corpo.

De acordo com a Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), é nos meses de abril e junho, as correntes de ar provenientes do Sul ficam mais fortes, provocando um  mar mais agitado, acarretando o aumento de incidentes nas praias de Salvador.

As praias da cidade com maiores chances fa presença desses animais serão sinalizadas com bandeiras roxas. A sinalização segue o modelo nacional da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

“Como as caravelas vivem afastadas da costa, nem sempre podemos observar. Mas quando ocorrem alterações na intensidade/direção dos ventos ou correntes marítimas, elas são trazidas para as praias. E é nesse momento que percebemos a presença, pois em contato com a nossa pele, liberam substâncias tóxicas e causam queimaduras”, explica o coordenador de Planejamento da Salvamar, Kailani Dantas.

A Physalia physalis, nome científico da caravela, é uma colônia de vários organismos juntos que possuem diferentes funções. Se alojam e vivem entre o ar e o mar, porém, elas não possuem nadadeiras, apenas são arrastadas pelos ventos e correntes. Por isso, quando o mar está mais revolto e agitado, as caravelas tendem a se movimentar mais e se aproximar da costa.Elas se alimentam de pequenos peixes e são alimentos das tartarugas marinhas.

As caravelas têm capacidade de envenenar até 24 horas fora da água, por isso é importante não mexer se encontrar com um desses animais na areia. Em caso de contato utilize compressas frias no local, aplicação de vinagre, retire os tentáculos ainda presentes na pele, e não lave ela com água doce

Foto/Reprodução: Rafael Mesquita

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.