sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CÂMARA CRIA CPI DAS CRIPTOMOEDAS PARA INVESTIGAR PIRÂMIDES

João Paulo - 18/05/2023 07:20

A Câmara dos Deputados criou a quarta comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Casa nesta quarta. Trata-se da “CPI das Criptomoedas”,  que irá investigar indícios de fraude de empresas de serviços financeiros que prometem gerar patrimônio por meio das criptomoedas.

A CPI terá 32 titulares e 32 suplentes e poderá funcionar por 120 dias. Ela investigará as chamadas pirâmides financeiras, além de esquemas ponzi, “informações falsas sobre projetos ou serviços de estratégias de marketing que têm o intuito de ludibriar os investidores com oferta de rentabilidade alta ou garantida e inexistência de taxas”.

Segundo o deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), autor do pedido de abertura da CPI, “o aumento do interesse nas transações com criptomoedas tem sido acompanhado de proliferação de fraudes” e há suspeitas de que “houve má-fé na gestão de diversas empresas”. Além da CPI das criptomoedas, outras três CPIs foram instaladas nesta quarta-feira (17). As comissões devem apurar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); manipulação de resultados em partidas de futebol e inconsistências bilionárias nas contas das Lojas Americanas.

Segundo o provável presidente do colegiado, deputado Arthur Maia (União-BA), o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sinalizou que irá instalar a CPI dos Atos Golpistas na próxima terça-feira (23).

Foto: Pexels

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.