segunda, 15 de julho de 2024
Euro 5.953 Dólar 5.4598

DIA DOS GARIS E MARGARIDAS É COMEMORADO EM SALVADOR; VEJA

Douglas Santana - 16/05/2023 20:04

Dia foi marcado por homenagens, sessão especial na Câmara Municipal e exposições nos Shoppings da capital baiana; Saiba mais

 

Celebrada há mais de 60 anos, quando foi instituída durante a presidência de João Goulart, o dia 16 de maio é marcado pelas comemorações aos Garis e Margaridas. Salvador possui mais de 5 mil profissionais trabalhando diariamente na manutenção da limpeza da capital baiana. Eles são responsáveis pela varrição das ruas, limpeza das praias, lavagem de ruas e coleta de resíduos. O nome Gari ficou popularizado no Brasil em 1876, quando o empresário francês Pedro Aleixo Gary fundou a primeira empresa a prestar serviços de limpeza urbana no Brasil. Famosos na região do Rio de Janeiro, seus funcionários ficaram conhecidos como os “meninos de Gary”, alcunha que evoluiu para “os Garys” e, posteriormente, para gari.

Celebrando a data, a empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), lançou na tarde desta terça a mostra itinerante “Humanos” nos shoppings Salvador Shopping (Piso L1- em frente à Pague Menos), Salvador Norte (Piso L1 – próximo à Trinco), Shopping da Bahia ( Alameda Calazans Neto, 2º Piso em frente à Papel e Cia ) e Piedade (Piso L3, em frente à entrada principal da Rua Junqueira Ayres). No local, a população conhecerá os quatro caminhões compactadores plotados que, durante todo mês de maio, circulam por bairros, levando imagens e frases reflexivas com um olhar mais atento para os profissionais responsáveis pela manutenção e limpeza da capital baiana. A exposição traz fotos, elementos gráficos e perguntas como “Você já sorriu pra mim?”, “Você já me deu bom dia?”.

Ainda como parte das celebrações, será realizada a primeira edição do projeto “Gari no Grau”, que consiste em ofertar aos agentes de limpeza diversos serviços gratuitos de saúde, beleza, bem-estar, educação e direito da família. A ação será realizada das 13h às 17h nas garagens das empresas que prestam serviço a Limpurb.

Na Câmara de Vereadores de Salvador (CMS) teve sessão especial em homenagem aos garis e margaridas. Proposto pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), a sessão foi marcada por debates sobre o futuro, sobre a licitação da coleta de lixo e entregas de caminhões compactadores plotados com imagens dos profissionais marcaram as celebrações ao dia dos trabalhadores de limpeza urbana. Além da presença de setores importantes da sociedade soteropolitana, a sessão contou com a participação de familiares e dirigentes do SindilimpBA, sindicato que representa a categoria em toda Bahia.

 

Foto: Jefferson Peixoto/SECOM-PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.