Com o objetivo de ampliar a oferta do imunizante contra Covid-19 e Influenza, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza nesta quinta-feira (11) o ‘Happy Hour da Vacinação’.
A oferta dos imunizantes estará disponível das 8h às 20h em unidades estratégicas para acesso da população.
“Estamos muito felizes com o movimento nos nossos postos de saúde, demonstrando a preocupação coletiva da população na prevenção de doenças. E para fortalecer esse espírito de autocuidado e amor também ao próximo, faremos essa ação especial, estendendo o horário de vacinação até 20 horas para oportunizar o acesso a vacina, principalmente àquelas pessoas que não podem comparecer às unidades de saúde em horário administrativo”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos.
Influenza
Está disponível para a população em geral, a partir de 06 meses. Para ter acesso ao imunobiológico é preciso, além de levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto. A vacina para crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias APENAS nas unidades fixas (5° Centro de Saúde e Ramiro de Azevedo). Para os demais públicos (acima de 12 anos) estará disponível nos demais pontos externos. A lista completa de documentação está disponível no site da SMS.
Duas doses para crianças
As crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) que forem ser vacinadas pela primeira vez contra influenza vão ter o esquema com duas doses. O intervalo é de 30 dias. Já pequenos que receberam ao menos uma aplicação da vacina contra a gripe em anos anteriores vão receber apenas uma dose.
Bivalente
A dose da vacina bivalente está disponível para pessoas com 18 anos ou mais com e sem comorbidades, incluindo, gestantes e puérperas. Para ter acesso, basta levar a caderneta de vacinação, ser residente de Salvador e ter tido acesso a duas doses da monovalente com um intervalo de 4 meses.
Entre os grupos prioritários estão trabalhadores da saúde; também os quilombolas, indígenas e ribeirinhos de 12 anos ou mais; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais).
A imunização contempla também adolescentes com 12 anos ou mais com deficiência permanente; imunocomprometidos ou com comorbidades. A comprovação para esse grupo será realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada (o indivíduo deve informar qual patologia apresenta no ato da vacinação). A lista de comorbidades habilitadas está no site saude.salvador.ba.gov.br/.
Demais públicos
A estratégia de vacinação contempla ainda 1ª e 2ª dose para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades. O esquema completo pode ser conferido no site.
Foto: Lucas Moura/Secom