sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SENADO APROVA LUIZ FERNANDO CORRÊA PARA DIRIGIR A ABIN

João Paulo - 05/05/2023 07:30

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, por unanimidade, o nome de Luiz Fernando Corrêa para diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A mensagem com a indicação do presidente da República foi relatada na comissão pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e segue agora para votação no Plenário. Fernando Corrêa é delegado aposentado e, entre outras funções, já atuou como diretor-geral da Polícia Federal, entre 2007 e 2011. Além disso, de 2003 a 2007, ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça.

Em seu parecer, favorável à indicação, Randolfe afirmou que a atividade de inteligência se mostra cada vez mais essencial diante de um mundo que enfrenta ameaças como terrorismo, crime organizado, espionagem e desinformação. Para o relator, é fundamental que o órgão possa contar com estrutura e profissionalismo técnico que garanta a soberania, a defesa da democracia e a proteção da sociedade brasileira, e que não permita interferências para usos políticos.

“Ao longo do último período, surgiram muitas informações da utilização da agência para fins ilícitos e não republicanos. Em nota recente, a agência afirmou que atualmente está em processo de aperfeiçoamento e revisão de seus normativos internos, em consonância com o interesse público e comprometido com o Estado democrático de direito, que deve ser o devir da agência”, disse o senador, ao fazer referência a notícias sobre a implantação de um programa, chamado FirstMile, que permitiria, sem qualquer protocolo, vigiar “os passos” de 10 mil proprietários de celulares.

Foto: Roque de Sá | Agência Senado

Fonte: Agência Senado

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.