domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

RUI E JERÔNIMO ESTARIAM TRABALHANDO PARA FAZER O PRESIDENTE DA CONDER, CANDIDATO DO PT À PREFEITURA DE SALVADOR

Redação - 30/04/2023 10:30 - Atualizado 30/04/2023
Foto: Reprodução/ TV Servidor

Quem anda pelos corredores da governadoria já sabe: o candidato do Chefe da Casa Civil, Rui Costa, e do governador Jerônimo Rodrigues para a Prefeitura de Salvador é o atual presidente da Conder, José Trindade.

Mas José Trindade, que foi vereador pelo PSD e líder da oposição na Câmara de Vereadores na gestão de ACM Neto, permanece filiado ao partido, que tem Lídice da Matta como candidata declarada.  Além disso, o diretório municipal do PT anunciou  no início do mês os nomes do deputado estadual Robinson Almeida, da socióloga Vilma Reis e da presidente da Funarte, Maria Marighella, como possíveis candidatos do partido.

Mas isso não seria um problema e a estratégia de Rui Costa e Jerônimo seria ampliar as ações da Conder em Salvador e esperar a janela partidária se abrir para que Trindade saia do PSB e entre no PT.

Segundo a edição do jornal O Globo deste domingo (30), ao saber que o PT estava debatendo sobre a candidatura própria para a Prefeitura de Salvador, teria afirmado, numa rede social:  “deveriam incluir a major também”.  Seria uma referência  a Denice Santiago, candidata que o então governador  Rui Costa  impôs ao diretório municipal para enfrentar o prefeito Bruno Reis, e que resultou num fiasco.

Vale ressaltar que o MDB tem um candidato pronto e com forte base eleitoral em Salvador, o vice-governador Geraldo Jr. que não esconde de ninguém seu desejo de concorrer à Prefeitura de Salvador, embora ressalte sempre sua disposição em negociar.

Segundo o jornal carioca, Rui Costa tem manifestado preferência por repetir a estratégia em 2024 e abrigar no PT um quadro “forasteiro”, que seria o presidente da  Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), José Trindade .

Os líderes do PT na Bahia consideram prematura e colocam como especulação qualquer articulação para as eleições de 2024, mas quem conhece política afirma que, se for verdade e considerando que Salvador terá o prefeito atual como candidato à reeleição e que trata-se de uma capital que jamais elegeu um prefeito do PT, tá na hora e colocar o time de Trindade na rua. (EP – 30/04/2023)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.