domingo, 12 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

DÓLAR FECHA EM R$ 5,20 E IBOVESPA TEM QUEDA FIRME

Redação - 06/07/2021 18:54

A combinação de uma maior aversão ao risco no exterior e cautela em relação às incertezas políticas internas fez o dólar fechar com alta firme, enquanto a Bolsa acumulou perdas. A moeda americana terminou negociada a R$ 5,2097, com elevação de 2,42%, fazendo com que real ficasse entre os piores desempenhos entre as divisas nesta terça-feira.

O Ibovespa, principal índice da B3, teve baixa de 1,44%, aos 125.095 pontos.

Clima pesado

Para o estrategista da Genial Investimentos, Filipe Villegas, a movimentação da moeda é uma mescla de fatores externos como a propagação da variante Delta, que aumenta a preocupação sobre o processo de retomada econômica no exterior, com as turbulências políticas internas.

Villegas ainda destaca que a volatilidade no preço do petróleo alimenta esse cenário negativo, pois aumenta os tremores de uma possível alta na inflação pelo mundo.

E com o aumento dos preços, haveria maior pressão para que os bancos centrais reduzissem suas políticas estimulativas de juros baixos, o que pode diminuir a liquidez nos mercados.

“Não são fatores que mudam o cenário drasticamente, mas somando todos eles e, na ausência de notícias positivas, isso leva o investidor a adotar uma postura mais conservadora. E uma das proteções que eles possuem é o dólar”
No cenário interno, o estrategista destaca que o aumento das tensões na CPI da Covid-19, que está cada vez mais próxima de implicar membros do governo, acaba por aumentar as desconfianças do mercado no processo de reformas.

“O mercado acredita que isso terá um custo para o governo que deve atingir o andamento das reformas. E já tínhamos fatores internos que pressionavam a nossa Bolsa, como a crise hídrica e a proposta de reforma tributária”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.