Lídice da Mata, é a presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Bahia; indicação do nome da política baiana foi pedido do Palácio do Planalto.
Alguns representantes do Governo Federal, estão atuando como articuladores do governo Lula (PT) para colocar a deputada federal da Bahia, Lídice da Mata (PSB), como a relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deverá investigar os ataques golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. Nesse processo serão analisados todas as informações do que ocorreu na fatídica data, mas também de todos os suspeitos de serem financiadores e apoiadores do ato terrorista que atingiu o prédio dos Três Poderes, em Brasíla, no Distrito Federal.
Essa articulação foi informada pelo colunista de Guilherme Amado, do portal Metrópoles. Segundo ele, o Palácio do Planalto pediu para o PSB indicar a deputada federal, fazendo dela a segunda mulher no colegiado na companhia da senadora Eliziane Gama, do Partido Social Democrático (PSD). Vale lembrar que, anteriormente, Lídice foi a relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro.
A deputada possui um perfil combativo e já conseguiu desestabilizar os bolsonaristas de primeiro mandato durante a participação do ministro da Justiça, Flávio Dino, na Comissão de Segurança Pública da Câmara, ocorrida no último dia 11 de abril de 2023, que foi encerrada precocemente por causa de uma discussão da audiência.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado