domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

IDADE PODE SER UM PROBLEMA PARA BIDEN NO SEGUNDO MANDATO

João Paulo - 26/04/2023 07:21

Confirmado como candidato a reeleição (Veja aqui), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden terá 82 anos quando tomar posse e 86 quando terminar seu mandato — o que o estabeleceria, pela segunda vez, como a pessoa mais velha a assumir a Presidência dos Estados Unidos.

De acordo com um relatório de fevereiro do médico da Casa Branca, Kevin O’Connor, Biden é “um homem saudável e vigoroso de 80 anos”. Embora tenha sido recentemente tratado por carcinoma basocelular, um câncer de pele comum e de crescimento lento, não tem problemas médicos graves, não fuma nem bebe e se exercita pelo menos cinco dias por semana.

— O espectro da saúde em idades mais avançadas varia muito — disse Holly Holmes, professor e coordenador de gerontologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston. — À medida que envelhecemos, nos tornamos cada vez mais diferentes de nossos pares, e fica mais difícil generalizar como seria uma pessoa “típica” de 80 anos.

Sean Morrison, professor e coordenador de geriatria na Escola de Medicina Icahn em Mount Sinai, em Nova York, acrescentou que as mudanças que ocorrem durante o envelhecimento acontecem em momentos diferentes para cada pessoa. Algumas pessoas de 85 anos têm corpos mais saudáveis ​​do que as de 65 anos, e grande parte da variação se resume aos genes e ao estilo de vida de uma pessoa antes dos 60 anos.

Ainda assim, à medida que as pessoas chegam aos seus 80 anos, e até mesmo na faixa dos 70 anos, algumas mudanças padrão relacionadas à idade tendem a ocorrer, como perda muscular e queda na força óssea, que tornam as pessoas mais propensas a doenças e lesões.

Cérebro

A maioria das pessoas saudáveis ​​na faixa dos 80 anos não tem problemas para realizar tarefas cognitivas complexas, como resolução de problemas e planejamento, disse Morrison, mas podem achar mais difícil realizar várias tarefas ao mesmo tempo e aprender coisas novas. Alguns podem ter dificuldade para lembrar as palavras. O tempo de reação também pode diminuir, mas geralmente na ordem de frações de milissegundos, afirmou.

Olhos e ouvidos

A visão tende a piorar com o tempo. Os octogenários muitas vezes precisam de óculos de leitura e se tornam mais sensíveis ao brilho, disse Morrison. Aproximadamente 70% dos adultos com mais de 80 anos têm catarata, uma turvação da lente do olho, mas a condição pode ser tratada de forma eficaz com cirurgia, informou.

A perda auditiva relacionada à idade é outro problema comum. Primeiro, as pessoas perdem a capacidade de ouvir sons de alta frequência, como o cantar dos pássaros e despertadores. Isso pode começar cedo, mesmo aos 30 ou 40 anos. Mudanças de baixa frequência, afetando a capacidade de ouvir vozes masculinas e sons graves na música, vêm depois. Mas a perda auditiva pode ser tratada com aparelhos auditivos.

Coração e pulmões

À medida que uma pessoa envelhece, a frequência cardíaca retarda ligeiramente, e o coração não consegue bater tão rápido durante a atividade física, o que pode dificultar a prática de exercício aeróbico. Apesar disso, um coração envelhecido saudável normalmente “funciona muito bem”, afirma Lona Mody, geriatra da Michigan Medicine. Ainda segundo ela, a capacidade pulmonar costuma diminuir ligeiramente com a idade devido a mudanças na força e elasticidade do tecido pulmonar e do diafragma, o que pode tornar a respiração um pouco mais difícil.

Sistema digestivo

Com o tempo, as pessoas perdem o paladar e o olfato e ambos afetam o quanto gostam de comer. Isso ajuda a explicar por que os idosos têm um risco aumentado de deficiências nutricionais, explica Morrison. Mas os idosos também precisam de menos calorias do que os mais jovens devido à perda de massa muscular magra e à diminuição do metabolismo.

Idosos têm risco maior para azia e refluxo gastrointestinal. A tosse ocasional e o pigarro de Biden estão ligados ao refluxo gastroesofágico. Os octogenários também digerem os alimentos mais lentamente. Pesquisas sugerem que 34% das mulheres e 26% dos homens com 84 anos ou mais sofrem de constipação.

Ossos e articulações

Os ossos tornam-se mais frágeis com a idade e essa diminuição da densidade óssea aumenta o risco de fraturas e osteoporose para os idosos. Em 2020, quando Biden foi eleito, ele precisou usar uma bota para curar uma fratura fina em seu pé. As articulações também podem ficar mais doloridas porque os ossos e a cartilagem que compõem as articulações começam a se desgastar. Biden foi diagnosticado com osteoartrite na coluna, que enrijeceu sua marcha.

Pele

O risco de câncer de pele aumenta à medida que as pessoas envelhecem. Formas não melanoma de câncer de pele, como carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular, afetam mais de três milhões de americanos por ano. Esses cânceres crescem mais lentamente que os melanomas e são altamente tratáveis ​​quando detectados e removidos precocemente. Em fevereiro, Biden, que disse ter passado muito tempo ao sol durante a juventude, teve um carcinoma basocelular removido do peito. Ele também teve vários outros cânceres de pele não melanoma removidos antes de sua Presidência.

Força e equilíbrio

Os adultos “começam a perder massa muscular e a ganhar gordura” à medida que envelhecem, disse Morrison. Entre 42% e 62% das pessoas na faixa dos 80 anos têm sarcopenia, uma doença caracterizada pela perda de massa e força muscular. Sintomas comuns incluem dificuldade para andar, subir escadas e segurar sacolas de compras.

Além disso, os espaços entre as vértebras da coluna secam e se comprimem, fazendo com que as pessoas se inclinem para a frente, o que pode afetar seu equilíbrio, segundo Morrison. As pessoas na faixa dos 80 anos tendem a andar devagar e ter uma marcha curta, o que também piora o equilíbrio, acrescentou. Em alguns adultos mais velhos, a camada isolante que envolve os nervos e os ajuda a se comunicar uns com os outros, chamada mielina, também começa a se romper. Isso pode retardar os reflexos e tornar as pessoas desajeitadas, acrescentou Kaiser.

Estresse, resistência e sono

As pessoas na faixa dos 80 anos tendem a ter menos energia do que as pessoas mais jovens, então elas se cansam mais facilmente, afirmou Morrison. As pessoas também podem demorar mais para se recuperar de resfriados, Covid-19 e outras infecções, pois o sistema imunológico se torna menos responsivo com idade. Muitos idosos não dormem bem, em parte porque gastam menos tempo no sono profundo de ondas lentas, o que os torna mais propensos a acordar no meio da noite. Ainda assim, é importante lembrar que todos envelhecem de maneira diferente e que a idade não define a saúde de uma pessoa.

Fonte: O Globo

Foto: Chip Somodevilla/AFP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.