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VENDAS CRESCERAM EM 5 ATIVIDADES DO VAREJO BAIANO, DIZ IBGE

João Paulo - 12/04/2023 13:15 - Atualizado 12/04/2023

Em janeiro/23, na Bahia, 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis, material de construção e atacado de alimentos) tiveram aumentos no volume de vendas, frente ao mesmo mês de 2022.

Os maiores crescimentos, em termos de magnitude das taxas, vieram dos segmentos de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (36,3%). Ambos vêm mostrando recentemente movimentos de recuperação em relação a quedas importantes das vendas em períodos anteriores e têm relativamente pouco peso na estrutura do comércio varejista baiano.

Assim, foram os aumentos nas vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,5%) e combustíveis e lubrificantes (19,2%) que deram as contribuições mais significativas para o resultado positivo geral do comércio baiano em janeiro/23 – justamente porque essas atividades, mesmo registrando altas mais modestas, têm pesos maiores no varejo do estado. Ambas vêm de uma série de avanços mensais consecutivos, supermercados com altas desde setembro/22 e combustíveis, desde agosto/22. Entre os resultados negativos do varejo restrito em janeiro, o segmento de móveis e eletrodomésticos apresentou a maior queda nas vendas (-15,1%) e também exerceu a principal influência negativa no resultado geral da Bahia.

O recuo na atividade interrompeu dois meses seguidos de altas (0,5% em novembro e 2,4% em dezembro/22), ocorridas após recuos consecutivos registrados por mais de um ano, entre julho/21 e outubro/22.

Fonte: IBGE

Foto: (Nara Gentil/ acervo CORREIO)

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