BAHIA FOI O 3º DESTINO DOMÉSTICO MAIS PROCURADO EM 2019

BAHIA FOI O 3º DESTINO DOMÉSTICO MAIS PROCURADO EM 2019

A Bahia ficou em terceiro lugar como principal destino de viagens domésticas no Brasil no ano de 2019. Entre abril e agosto, foram realizadas 1,788 milhão de viagens domésticas para o estado, o que representou 8,7% de todas as 20,617 milhões de viagens ocorridas no território nacional nesse período. Em primeiro e segundo ficaram, respectivamente, São Paulo e Minas Gerais, sendo que, desses três, apenas a Bahia recebeu mais viagens do que originou no ano passado (mais 190 mil).

As informações são do módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), com base em levantamento realizado no terceiro trimestre de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em convênio com o Ministério do Turismo. O estudo teve como objetivo quantificar e caracterizar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do país e para o exterior.

No saldo como destino de viagens domésticas, em 2019, com mais viagens chegando do que saindo do estado, a Bahia ficou abaixo apenas de Santa Catarina (mais 235 mil viagens chegando do que partindo).

Sol e praia

Outro dado apontado pelo levantamento do IBGE foi de que os brasileiros, em geral, buscam mais sol e praia (motivação para 34,3% das viagens de lazer no país). Com uma faixa litorânea de grande extensão, a Bahia é um paraíso de praias belas e atraentes, que se estendem desde o sul, com lugares badalados como Porto Seguro e Trancoso, passando por Morro de São Paulo e Boipeba, na Costa do Dendê, ao norte, onde estão Praia do Forte, Costa do Sauipe e Conde, entre outros recantos procurados de sol e mar.

O estudo mostrou também que o avião foi o terceiro meio de transporte mais utilizado no país para viajar (em 15,3% das viagens).

 

foto reprodução “viagens cinematograficas”