A comissão tem como objetivo investigar as invasões de terra, rede de financiamento e ações de logística praticadas por integrantes do próprio MST
O prefeito Bruno Reis (UB) declarou ser a favor da instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para evitar novas invasões de terras pelo país.
O pedido de abertura da CPI do MST foi feito em março de 2022, pelo deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos), na Câmara.
A comissão tem como objetivo investigar as invasões de terra, rede de financiamento e ações de logística praticadas por integrantes do próprio MST, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL).
“Eu acho um absurdo o que está ocorrendo com relação às invasões de terra. É inadmissível. Essas invasões de terra, especialmente na Bahia, terras produtivas, terras que estão gerando empregos, terras que estão gerando riquezas, garantindo o sustento de várias famílias, é inadmissível que elas sejam invadidas”.
E completa:
“Se o melhor caminho é a CPI, quem vai dizer são os atores envolvidos. É preciso ter uma postura mais enérgica sobre as intervenções que proíbam as invasões, e, tenha certeza que isso eu defendo”, disse Reis.
Em declaração recente, o governador em exercício, Geraldo Júnior (MDB), afirmou ser contra a abertura da CPI. Na Bahia, em 2023, o movimento já invadiu as terras da empresa de papel e celulose Suzano.
Foto: Valter Pontes/Secom-PMS