Mas desempenho ainda está inferior a pré- pandemia
Salvador registrou em dezembro de 2022 uma diária média em seus hotéis de R$ 328, 00 , ficando apenas em 5º lugar entre os principais destinos do país, abaixo de São Paulo, Rio de Janeiro e até Recife. Salvador registrou em dezembro uma ocupação média de 61%, semelhante ao Rio (62%) e maior do que todas as capitais pesquisadas a exceção de Curitiba.
Por outro lado, a RevPAR ou Revenue per Available Room, ou receita por quarto disponível, principal indicador do setor atingiu em Salvador R$ 199,00, o quarto maior do país, abaixo apenas de São Paulo, Rio e Brasília.
Salvador fechou 2022 com um RevPAR 46,7% mais alto que 2021, um bom desempenho mas 5,2% abaixo do pré-pandemia. O desempenho turístico de Salvador não foi melhor porque a demanda só ficou mais aquecida apenas no segundo semestre. Veja o ranking preparado pelo portal Bahia Econômica.
As informações são do relatório produzido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).
O RevPAR, é um indicador de performance, que se calcula multiplicando a taxa diária média de um hotel (ADR) por sua taxa de ocupação. Também é possível calculá-lo dividindo a receita total do quarto pelo número total de quartos disponíveis no período que está sendo medido.