sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CONFIRA AS VAGAS DOS CLUBES BAIANOS PARA OS TORNEIOS DE 2024

Douglas Santana - 20/03/2023 16:45

Após as definições dos finalistas do Baianão 2023, os clubes baianos já podem preparar o calendário de 2024

Além das definições dos finalistas do Campeonato Baiano 2023, com Bahia e Jacuipense disputando o título, também ficou determinado quem serão os representantes baianos em três competições nacionais de 2024: Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D.

Bahia, Jacuipense e Itabuna, por terem as melhores campanhas no Estadual, garantiram vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Será a primeira participação do Itabuna na Copa do Brasil, que também disputará a Série D (4ª divisão), junto com o Jacuipense.

O futebol baiano ainda tem direito a um terceiro representante, que ainda será definido pela FBF. Pelo regulamento do Baianão, essa vaga ficaria com o campão da Copa Governador de 2023.

Mas a competição não é realizada desde 2016. Caso não seja disputada mais uma vez – e nenhum outro torneio seja criado no lugar – a Juazeirense herdaria o direito de jogar a quarta divisão no ano que vem.

Existe a possibilidade do Bahia de Feira, 5º colocado no Campeonato Baiano, também disputar a Série D em 2024. Mas isso só seria possível caso o Jacuipense conquiste, neste ano, o acesso à Série C.

Bahia e Jacuipense estarão ainda no Nordestão de 2024, assim como o Vitória. Mas, por enquanto, só o tricolor está garantido na fase de grupos, já que é o clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional da CBF. Os dois Leões ainda dependem das finais do Baianão.

Caso o time de Riachão conquiste o título do estadual, ganha também o acesso direto ao regional. Se for vice, iria para a pré-Copa do Nordeste. Já o rubro-negro vive uma situação indigesta: precisa torcer para que o maior rival, o Bahia, ganhe o Baiano para ir diretamente à fase de grupos. Se o Jacuipense levar a melhor, o Vitória começa o Nordestão mais uma vez nas eliminatórias.

 

 

Foto: Felipe Carregosa/Itabuna EC

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.