sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

BRUNO REIS DEFENDE CRIAÇÃO DE SISTEMA ÚNICO DE TRANSPORTES

Tácio Caldas - 16/03/2023 17:00 - Atualizado 16/03/2023

Municípios têm dificuldade para custear o transporte público; Bruno diz ser ‘desafiador oferecer um transporte público de qualidade’.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB) defendeu nesta quinta (16) a criação de um Sistema Único de Transporte que teria o intuito de assegurar os custos dos modais. De acordo com o gestor essa discussão deve passar pelo Governo Federal, que também deveria observar as inseções dos impostos sobre os transportes.

“A gente precisa conversar para que os transportes públicos tenham isenções, como a gente já tem aqui do ISS, e incluir o ICMS, PIS, CONFINS e IPI para sustentar o sistema de transporte público no Brasil. O poder público tem que aportar nos sistemas, os ônibus, de preferência ônibus elétricos, para reduzir os custos”, declarou Reis.

O chefe do Executivo da primeira capital do Brasil, em tom de sugestão, citou a possibilidade de haver a criação de uma linha de crédito especial para subsidiar os custos com os transportes públicos de todos os municípios brasileiros. “Tem que ter uma linha de crédito especial para os municípios, para o Governo do Estado e para a União, como tem o SUS da saúde, tem o SUAS da assistência social. Tem que ter um Sistema Único de Transporte, onde cada ente da nação tenha a sua responsabilidade. Nós, municípios, não temos condições de pagar essas contas sozinhos”, pontuou Bruno Reis.

Esses argumentos trazidos pelo gestor de Salvador, só reafirmam a dificuldade que os municípios estão tendo em oferecer, para a população, um transporte público de qualidade. Segundo Bruno Reis (UB), é “desafiador oferecer transporte público de qualidade”. Apesar disso, ele ainda afirma que não faltarão esforços para que os soteropolitanos tenham um serviço de qualidade e um transporte público cada vez melhor.

‘Conclui a entrega que estava previsto para o final de 2022, houve um atraso por conta das dificuldades, dos insumos que compõem a produção de um ônibus como esse. Nós mantemos essa tradição de renovar 10% da frota, a prefeitura tem até disposição de investir recursos para poder ampliar a quantidade de ônibus que vêm sendo renovada em cada ano, estamos discutindo isso com as empresa que prestam o serviço”, finalizou o prefeito.

 

 

Foto: Valter Pontes/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.