quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

TCU DÁ 5 DIAS PARA BOLSONARO DEVOLVER JOIAS ÁRABES

Tácio Caldas - 15/03/2023 16:30

Entre os itens estão um relógio, um anel, uma caneta, abotoaduras e mosbaha, todos dados pelo governo da Arábia Saudita.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a abertura de um prazo de cinco dias para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devolva um kit presenteado pelo governo da Arábia Saudita. Os itens foram entregues ao político após uma viagem de Estado ao território árabe e fazem parte do lote que continha um estojo de joias de diamantes, avaliado em R$ 16,5 milhões.

Além da joia de diamantes, que foi retido pela Receita Federal por não ter sido declarado, no kit que segue em posse do ex-presidente e sua família, estão um relógio, um, anel, uma caneta, abotoaduras e mosbaha de diamantes — que é um tipo de rosário —. Os presentes foram doados pelos Árabes em outubro de 2021.

Essa decisão — do TCU em aprazar a devolução dos itens —, foi realizada por unanimidade nesta quarta (15). O tribunal determinou que o pacote deve ser entregue à Secretaria-Geral da Presidência da República. Além desses presentes, o ex-presidente Bolsonaro terá que devolver ainda um fuzil e uma pistola que recebeu de presente em 2019, do mesmo governo dos Emirados Árabes.

O processo foi aberto a pedido do Ministério Público de Contas e da deputada Luciene Cavalcante (PSOL). A defesa do ex-presidente Bolsonaro se colocou à disposição do TCU e admitiu devolver os presentes. Além disso, os ministros decidiram realizar uma auditoria em todos os presentes recebidos por Bolsonaro e sua família no período da sua gestão na Presidência da República.

 

 

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.