domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DEMISSÕES DE RODOVIÁRIOS SINDICALISTAS RECEBEM REPÚDIO

João Paulo - 09/03/2023 10:04 - Atualizado 09/03/2023

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) manifestou “total solidariedade” e apoio aos rodoviários e dirigentes sindicais demitidos sob alegação de justa causa: Cláudio Barreto Batista, Elinaldo Menezes de Araújo, Márcio Ferreira Coelho e Rogério de Oliveira Veloso.

“Exigimos que possam exercer plenamente o direito ao mandato sindical e se mantenham na luta em defesa da categoria. As demissões, além de imorais, são ilegais. Defendemos a livre organização sindical, proteção à estabilidade no emprego durante o exercício do mandato sindical. Para fazer valer o direito à livre organização sindical é indispensável garantir que as lideranças não serão perseguidas nem demitidas. Sem o direito à estabilidade, o direito à livre organização se fragiliza”, afirma o parlamentar.

Hilton Coelho acrescenta que “a categoria vem sofrendo com um banco de horas escorchante, cargas horárias excessivas que se traduzem em vários acidentes, inclusive com motoristas desmaiando, convulsionando sobre o volante como já vem sendo noticiado pela mídia baiana, calor exorbitante no interior dos ônibus, finais de linhas sem nenhuma condição para descanso”. O deputado pontua  que por denunciarem estes e outros problemas graves é que foram demitidos de forma arbitrária pela OT Transporte, operadora do sistema de transporte coletivo de Salvador. “Exigimos que se revertam as demissões de forma imediata”, disse.

O legislador afirma também que a população vem sofrendo com um transporte coletivo inadequado e que os dirigentes sindicais estão sendo perseguidos por denunciarem a situação. “São evidentes as péssimas condições de funcionamento do sistema de transportes de Salvador e a retirada de direitos e precarização do trabalho da categoria. Segundo dados que recebemos, Salvador possuía 3,3 mil ônibus e hoje são 1.865 para transportar cerca de um 1,3 milhão de passageiros por dia. O resultado são ônibus superlotados, aumento do tempo de espera pelos usuários e passagens caras”.

Hilton Coelho conclui afirmando que o seu mandato é contra a criminalização do movimento sindical. A atividade sindical, segundo ele, deve ser voltada sempre em defesa da categoria “e nunca de colaboração de classes”. “Os dirigentes de base ficam expostos às retaliações patronais e precisam de total solidariedade e apoio das entidades sindicais e populares. Exigimos respeito aos trabalhadores e à população de Salvador que faz uso do transporte coletivo na cidade. Foram demitidos por perseguição a sindicalistas que cumprem apenas seu papel em defesa da categoria. Que sejam reintegrados o mais rápido possível”.

Fonte: divulgação

Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.