A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) irá entrar com representação contra o vereador gaúcho Sandro Fantinel (Patriota), da cidade de Caxias do Sul, junto ao Ministério Público Federal e ao Estadual.
O órgão pretende também dar entrada numa ação indenizatória de reparação, de natureza compensatória, por dano moral.
A procuradoria foi acionada pelo governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), depois das falas de Fantinel contra os baianos, falando do caso de trabalhadores em situação análoga à escravidão resgatados em vinícolas no Rio Grande do Sul. A maior parte dos trabalhadores era da Bahia.
Na tribuna da Câmara de Vereadores da cidade gaúcha, ontem, o vereador questionou a repercussão do caso e disse frases preconceituosas contra baianos. O parlamentar pediu que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”, se referindo a trabalhadores vindos da Bahia e afirmou que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor”.
Ontem, o governador Jerônimo já havia criticado as declarações. “Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor. É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Enquanto eu for governador da Bahia, irei combater firmemente qualquer tentativa de explorar ou escravizar nosso povo”, disse, em uma rede social.
Fonte: Jornal Correio
Foto: (Reprodução)