sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

BAHIA LIDERA AÇÕES JUDICIAIS POR FALTA DE PAGAMENTO DE CONDOMÍNIO

Redação - 01/08/2018 15:35

Ações condominiais por falta de pagamento cresceram exponencialmente nos últimos meses na capital baiana. De acordo com o Secovi – BA 1.326 ações foram protocoladas no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) somente em junho.

O número representa uma redução de 5,7% comparada com mês de maio deste ano, porém, com relação ao mesmo período de 2017, o aumento foi de 57,5%, fechando o primeiro semestre de 2018 com alta de 12,6%.

Rio de Janeiro e São Paulo também sofreram com o aumento de inadimplência condominial. A capital carioca registrou, segundo o TJ-RJ, até o mês de junho 7.170 ações, resultando um aumento de 3,59% comparado ao mesmo período de 2017, que fechou com 6.921 casos.

Já a região metropolitana de São Paulo possui o menor índice, mas também preocupante. Até o mês de junho, foram protocoladas no TJ-SP 5.886 ações judiciais referentes a cobranças condominiais, tendo uma redução de 2,9% com relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 6.059 casos. O aumento maior acontece quando comparado ao mês anterior. Em junho, foram protocoladas 1.019 ações no TJSP, um crescimento de 19,7% quando comparado a maio.

Segundo o especialista em compra de inadimplência em condomínios da Creditcon, Dr. Hadan Palasthy, as dívidas em taxas condominiais sempre foram comuns e o número só tende a crescer, considerando que o Brasil ainda tem reflexos da crise e da falta de emprego.

 “O levantamento mostra um número alto com relação à Bahia. Esta mesma pesquisa mostra que foram feitas 455 ações de despejo e isso é preocupante. Estamos acompanhando a evolução dos números. Este mapeamento tem sido crucial para levar soluções para diminuir a inadimplência nestas regiões”, explica Palasthy.

Para o especialista, os condôminos têm deixado de efetuar os pagamentos porque, provavelmente, já possuem outras dívidas. “Os juros cobrados na taxa condominial são menores quando comparados aos juros do cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo. O inadimplente opta por quitar estas dívidas primeiro”, detalha.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.