domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

POLO BAHIA TERRA: A INTERDIÇÃO ESTÁ PREJUDICANDO A BAHIA E A PETROBRAS PRECISA CONTRIBUIR PARA QUE A DESINTERDIÇÃO ACONTEÇA

Redação - 27/02/2023 17:53 - Atualizado 27/02/2023

Presidente da ABPIP diz que Petrobras precisa contribuir para a desinterdição

Após quase 2 meses de interdição pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (veja aqui), os 38 campos do Polo Bahia Terra continuam paralisados gerando um custo pela descontinuidade da produção e trazendo prejuízos para a Bahia que deixa de arrecadar royalties e impostos.

Segundo o secretário executivo da ABPIP – Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás, Anabal Santos a interdição foi exagerada e está demorando muito.

“ Não se pode fazer uma interdição de longo prazo, pois isso compromete os ativos”, e completa dizendo que, para evitar os custos da descontinuidade, a Petrobras, que tem a concessão do poços, deveria estar sendo mais proativa e respondendo mais rapidamente às demandas da ANP, inclusive para  mostrar a ANP que foi um exagero interditar todos os campos”

Segundo ele, o governo da Bahia vem acompanhando o processo e o governador Jerônimo Rodrigues já se reuniu com o  diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia, mas as gestões necessitam ser mais rápidas para evitar um custo maior na retomada. “ A Petrobras precisa  contribuir para que  a desinterdição aconteça  e o governo da Bahia deveria estar acompanhando a questão mais de perto”, afirma Anabal.

Ele lembrou que, além dos prejuízos com a arrecadação de impostos e royalties, muitas empresas do setor industrial baiano que compravam gás desses campos estão sendo prejudicadas.

O Polo Bahia Terra é um dos ativos que a Petrobras havia vendido para o consórcio formado pela PetroReconcavo (60%), empresa sediada na Bahia, e Eneva (40%) que apresentou a melhor proposta, de US$ 1,4 bilhão.  Mas a assinatura do contrato ainda não se realizou e um dos motivos é a interdição.  

“ Ninguém vai comprar um polo que foi interditado. A Petrobras, que tem a concessão, vai precisar colocar os campos em operação para poder voltar a negociar a venda”, diz Anabal.

O Polo Bahia Terra  e o de Urucum, no Amazonas, são os únicos campos maduros no Brasil que ainda não foram vendidos. A venda não traz prejuízo para a Petrobras já que os campos maduros não são lucrativos para a estatal, mas quanto mais demora a interdição maior será o prejuízo.

A questão dos campos tem ainda um outro componente de ordem sindical. Pois algumas lideranças acreditam que  os trabalhadores da Petrobras, que não foram alocados após a venda da Rlam e serão distribuídos para outras unidades da estatal, poderiam permanecer na Bahia caso o Polo Bahia Terra não fosse vendido.  Uma hipótese irreal, não só porque os campos são antieconômicos para a Petrobras, como também porque o aproveitamento seria de contingente pequeno de trabalhadores e mesmo assim em áreas específicas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.