sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

GOVERNO IMPÕE SIGILO EM EVENTO DA POSSE DE LULA; VEJA

Redação - 27/01/2023 18:30 - Atualizado 27/01/2023

A determinação do sigilo sobre a festa foi ordenada pelo Ministério das Relações Exteriores

Por: Douglas Santana Ferreira

O presidente Lula (PT), restringiu por 4 anos, o acesso às informações sobre a festa de recepção dos presidentes de outros países, que foi realizada no Palácio do Itamaraty, no dia da posse presidencial, em 1º de janeiro. A organização do evento foi feita pela primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja.

A determinação do sigilo sobre a festa, como os gastos e a lista de convidados, foi ordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, que negou pedido de Lei de Acesso à Informação (LAI) feito pela revista Veja. Estima-se que cerca de 3,5 mil convidados estiveram presentes na cerimônia.

De acordo com a resposta do ministério para a Veja, é que as informações, supostamente, poderiam “colocar em risco a segurança do presidente e vice e respectivos cônjuges e filhos”.

E completaram:

“Conforme amplamente veiculado, no evento deste ano verificou-se a visita do maior número de delegações estrangeiras desde os Jogos Olímpicos de 2016. Foram ao todo 73 comitivas estrangeiras, além de quase 80 representantes do Corpo Diplomático em Brasília […] A lista de convidados para o evento em apreço tem caráter reservado”, afirmou o Itamaraty em resposta ao pedido da revista.

Foto: Ricardo Stuckert

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.