quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.4853 Dólar 5.1164

VEJA CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA APLICAÇÃO DE LENTE NOS DENTES

Redação - 24/01/2023 12:37 - Atualizado 24/01/2023

Os procedimentos estéticos dentários caíram no gosto dos brasileiros, e a odontologia está conseguindo entregar o sonho do sorriso bonito. Ultrafinas e com excelentes resultados, a longo prazo, as lentes de contato laminadas são ideais para a conquista do sorriso perfeito. 

Trata-se de películas, coladas na parte frontal dos dentes, por meio de aparelhos específicos. Por isso o apelido ‘lentes de contato’. Elas não só branqueiam os dentes, como também consertam pequenas deformidades. Porém, apesar de a técnica ser segura, é preciso escolher com cuidado o profissional que vai fazer a aplicação, alerta oprofessor do curso de Odontologia da Unime, Marcelo Filadelfo.

Ele explica que as lentes laminadas modificam formato, contorno, textura e cor dos dentes. Elas levam esse nome por serem extremamente finas, assim como as lentes de contato oculares. “O procedimento é indicado em casos de alterações na textura por defeitos estruturais congênitos, fechamento de diastemas (dentes afastados) e correções após finalização do tratamento ortodôntico. No entanto, não são indicadas para pacientes muito jovens, por conta do desgaste necessários para a realização do procedimento. A estética não pode ser mais importante que a saúde bucal”, alerta a profissional.

É importante saber que as lentes de contato e as facetas laminadas são confeccionadas sob medida para cada paciente e coladas. As lentes, no entanto, são mais finas do que as facetas e, por isso, são facilmente fixadas e sem avariar os dentes. A espessura não passa 0,5 milímetro, enquanto, a facetas têm espessura entre 0,5 e 0,8 milímetro. As lentes laminadas são mais indicadas para pessoas com dentes saudáveis. Já as facetas de porcelana podem ser utilizadas em dentes com mais desgastados e com outros tratamentos, por serem mais espessas.  

Lentes de contato devem ser aplicadas em casos de dentes com aspecto infantil, dentição formada com dentes pequenos, desalinhamentos dentários e pequenas alterações de cores. 

Para fazer o tratamento, é necessário conversar com o cirurgião-dentista que elaborará um projeto e faráo modelo de ensaio a ser testado no paciente. Após a produção das cerâmicas em laboratório e a aprovação as lentes são coladas nos dentes como uma espécie de “adesivo líquido”.  Vale lembrar que as lentes exigem manutenção e até substituições após 12 ou 15 anos.  

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.