sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

JERÔNIMO REAFIRMA QUE CHESF É RESPONSÁVEL POR DANOS CAUSADOS EM BARRAGEM DA PEDRA

Redação - 11/01/2023 17:24 - Atualizado 16/01/2023

A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira (11), após nova decisão ser proferida na última terça-feira (10)

Por Tácio Caldas

O chefe do executivo do Estado da Bahia reafirmou que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) deve pagar pelos danos socioambientais e econômicos causados pela vazão da Barragem da Pedra, em Jequié e em toda região adjacente. Jerônimo Rodrigues (PT) ainda destacou a velocidade do trabalho feito na busca por essa reparação.

“Também queria destacar a sensibilidade da Justiça em entender a importância de responsabilizar a Chesf para compensar tanto as famílias, como o meio ambiente. Agora, nossa expectativa é que a decisão exige a indenização das famílias que estão cadastradas, reconhecendo ali a perda de bens materiais, condições de trabalho, de geração de renda”, comentou Rodrigues.

O governador ainda ressalta um pedido do Estado à justiça, que foi feita por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE). “Pedimos, através da PGE, que a Chesf possa recompensar essas famílias. O formato é a Justiça que vai dizer. Mas também queremos a criação de um fundo para que os danos ambientais à jusante da barragem possam ser recuperados”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Essa ação contra Companhia Hidrelétrica do São Francisco foi proposta no dia 30 de dezembro de 2022. A decisão favorável veio durante o Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça, que determinou que à Chesf faça a apresentação dos planos de contingência, de segurança e de recuperação pelos danos individuais e coletivos resultantes do descontrole na vazão da Barragem.

Foto: Divulgação/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.