Medida foi anunciada na tarde desta quarta (28), após reunião entre o governador em exercício, Jerônimo Rodrigues e secretários
Por: Douglas Santana Ferreira
Após reuniões entre o governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), o governador em exercício, Adolfo Menezes, e secretários de Estado, foi anunciado na tarde desta quarta-feira (28), duas medidas para ajudar os municípios atingidos pelas fortes chuvas desse mês.
O Estado vai antecipar o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para as cidades que foram destruídas pelas chuvas. A verba de R$ 318 milhões será distribuída a partir desta quinta (29).
“O Estado está pagando, antecipadamente, nesta quinta-feira (29), o ICMS, que já será uma ajuda importante na dinamização econômica para todos os municípios, não apenas os atingidos pela enchente”, disse Jerônimo.
Além disso, será aberta uma linha de crédito, no valor de R$ 100 milhões, através da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), para o financiamento a empresários que tiveram negócios prejudicados pelas chuvas.
Estavam presentes nas reuniões o chefe de gabinete da equipe de transição, Adolpho Loyola, o secretário da Casa Civil, Carlos Mello, a secretária da Saúde, Adélia Pinheiro, o líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosenberg Pinto.
De forma virtual, participaram o superintendente da Defesa Civil do Estado, coronel-bombeiro Carlos Miguel Filho, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesine.
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Jerônimo