As profissionais ajudam no processo de parto, auxiliando o trabalho das enfermeiras e deixando mais seguro o processo de gestação da mulher
Por: Douglas Santana Ferreira
Nesta terça-feira (27), deve ser votado na Câmara Municipal de Feira de Santana, um Projeto de Lei que permita a presença de doulas em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, tanto na rede pública quanto na rede privada de Feira.
A proposta é dos vereadores Jhonatas Monteiro (PSOL), Lu de Ronny (MDB) e Pedro Américo, que vai para o futuro governo de Jerônimo Rodrigues, assumir a Secretaria Municipal de Agricultura. Além do período pré-natal, o PL ainda prevê que seja permitida a presença das doulas em trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, uma vez que seja solicitada a presença da profissional.
De acordo com o Instituto Nascer, a doula dá suporte físico e emocional à gestante e aos seus familiares. Antes do parto, sua principal tarefa é oferecer informações sobre o parto para a futura mamãe.
Ela sugere leituras, esclarece as dúvidas, auxilia na montagem do plano de parto e prepara a mulher para o grande momento, ensinando exercícios e posições para diminuir as dores.
Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal do Paulista