domingo, 30 de junho de 2024
Euro 5.8917 Dólar 5.5988

ÚLTIMOS DIAS DE VISITAÇÃO DA MOSTRA “RAIZ INVISÍVEL”, DO TOGOLÊS KOFFI MENSAH

Redação - 27/10/2022 11:54 - Atualizado 27/10/2022

Desde setembro em cartaz, a exposição “Raiz Invisível”, do artista Koffi Mensah, seguirá até este sábado, 29 de outubro, na galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Nascido no Togo e radicado em Burkina Faso, ele esteve na capital baiana como um dos residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul, durante as celebrações de 60 anos Goethe-Institut Salvador-Bahia. Nas obras, ele explora semelhanças entre o Vodoun da África e o candomblé da Bahia, através de retratos tecidos em lona.

Para ele, que no ano de 2018 recebeu o prêmio “Grand Prix du Dessin d’art”, em Burkina Faso, a arte é um meio multidimensional de imersão. Sendo um artista que assume riscos, Koffi investe nas suas declarações políticas, sociais e culturais. “Durante a residência no Brasil, que me foi concedida pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia, fui tocado por um assunto tão vasto quanto a espiritualidade afro-brasileira”, detalha o artista.

O Vodoun da África e o Candomblé da Bahia possuem uma série de semelhanças, que vão desde as formas de culto até o ritmo folclórico e a abnegação de seus seguidores. “Esta religião não tem nada a ver com bruxaria ou magia negra. É uma prática religiosa que consiste em adorar o Deus criador, abaixo do qual estão outros deuses inferiores que servem como intercessores para que o homem chegue a Deus Todo-Poderoso”, completa. 

SOBRE KOFFI MENSAH 

Koffi Mensah, artista visual autodidata, nasceu em Lome, Togo, em 1982. Quando jovem, Koffi Mensah desenvolveu paixão pela arte visual em todas as suas dimensões. Assim, absorveu vários treinamentos e workshops de desenho. Com o entusiasmo de adquirir mais conhecimentos, ansioso por satisfazer a sua alma e realizar o seu sonho, o rapaz, então com 17 anos, iniciou uma longa jornada cheia de aventuras e deixou o seu país, o Togo, para se submeter a muitos workshops de formação em Acra, Abidjan, Niamey e Cotonou. Depois destas experiências, Koffi Mensah finalmente decidiu se estabelecer em Ouagadougou, Burkina Faso, onde passa a expor mais o seu trabalho, demonstrando as suas habilidades técnicas na arte visual. O artista multidimensional nunca deixou de surpreender os seus admiradores com o seu trabalho. Combinando estética e conforto através da escultura e pintura, o artista criativo acredita fortemente que todas as criaturas são o resultado de um símbolo de duas faces da mesma moeda. 

Exposição “Raiz Invisível”: Koffi Mensah
Até 29 de outubro, sábado, das 9h às 18h
Local: Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)
Entrada gratuita

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.