domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1377

GERÔNIMO E ORKESTA RUMPILLEZZ SOBEM AO PALCO DA ESCADARIA DA IGREJA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DO PASSO

LUIZA SANTOS - 22/11/2023 15:17

Hora do público se reencontrar com o cantor e compositor Gerônimo Santana na Escadaria do Passo. Na próxima terça-feira, 28 de novembro, a partir das 19h, o artista sobe de novo ao palco que consagrou durante muitos anos, onde fez shows memoráveis. Acompanhado da banda Mont Serrat, ele vai cantar seus maiores sucessos, mas também apresentar a composição “Seu Pagador” em homenagem a este momento em que retoma seus shows na Escadaria do Passo. “Depois de tantos anos voltar a fazer shows aqui na escadaria é uma grande emoção e isso só enriquece as atividades culturais de uma cidade, que é a cidade da música, e que está aqui para servir aos que moram e aos que nos visitam”, afirmou o artista.

Os shows gratuitos de Gerônimo, dentro do “Viva o Centro”, são realizados com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e acontecerão todas as últimas terças-feiras do mês, até o final do verão. Nesta edição foram batizados de “O Pagador de Promessa” em homenagem ao filme “O Pagador de Promessas” (1961), ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1962, primeiro longa-metragem do Brasil a concorrer ao Oscar na categoria Melhor Filme. A produção foi filmada na escadaria Situada na Ladeira do Carmo, no Santo Antônio Além do Carmo.

Rumpillez na primeira sexta do mês – Na sexta-feira, 01 de dezembro, às 19h, a Escadaria do Passo recebe o show gratuito da Orkestra Rumpilezz que apresenta o “Rumpilezz Funfun no Passo”. Criada em 2006 pelo maestro Letieres Leite (in memorian), a Rumpilezz traz no nome uma reverência ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques – Rum, Rumpi e Lé -, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras “z” em referência ao jazz.

Conhecida e aclamada internacionalmente por sua formação, originalidade e musicalidade, a Orkestra é composta por instrumentos de sopro e percussão e traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz, se destacando como uma referência na música instrumental brasileira.

“Rumpilezz Funfun no Passo” marca o retorno da orquestra às suas atividades calendarizadas na cidade de Salvador. Para isso, nada mais assertivo do que celebrar sua música às sextas-feiras, dia que simboliza os orixás “funfun”, ou seja, que se vestem de branco, assim como o tradicional figurino utilizado pelos músicos da orquestra em reverência a estes deuses yorubás.

Cortejos pelas ruas – Enquanto isso, o Centro Histórico segue tendo suas ruas sendo agitadas pela bonita participação de cortejos do Cortejo Afro (segundas), de Os Negões (terças), do Muzenza (quartas), da Mulherada (quintas), da Banda Didá (sábados) e dos Filhos de Gandhy (domingos), As atrações do Cole no Centro fazem parte de um calendário fixo que pode ser conferido pela população no site www.salvadordabahia.com e no perfil de Instagram da Secult.

FOTO: Luan Teles/Secult

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.