sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

TCA : GILBERTO GIL E GERALDO AZEVEDO NO “SÃO JOÃO SINFÔNICO”

Redação - 22/06/2021 14:33

No dia 27 de junho, às 11h, um time especial ocupará o Domingo no TCA para celebrar o período de junino no canal do Teatro Castro Alves no YouTube (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), com exibição simultânea na televisão, pela TVE Bahia. Os músicos Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, Mariana Aydar, Bule-Bule, João Cavalcanti e Marcelo Caldi protagonizam o “São João Sinfônico” (edição 2020), da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). O vídeo-concerto junino traz repertório que celebra grandes compositores nordestinos como Luiz Gonzaga (1912-1989), Sivuca (1930-2006) e Dominguinhos (1941-2013). O público poderá assisti-lo no YouTube do TCA até o dia 4 de julho.

Este registro audiovisual desperta uma memória afetiva dos festejos juninos, que vai da música, como o forró, o baião e o xote, passando pelo colorido das bandeirolas e as comidas de milho. O “São João Sinfônico” de 2020 trouxe, pelo quarto ano consecutivo, a OSBA integrando o seu repertório a esta data tão importante no calendário nordestino. Celebrar o São João é celebrar os tantos ritmos nordestinos com seus compositores consagrados.

Por isso, de Luiz Gonzaga, rei do baião, os integrantes da OSBA interpretam as músicas “Sabiá”, com participação especial de Geraldo Azevedo, “Asa Branca” e “Noites Brasileiras” – esta última cantada por João Cavalcanti. “Feira de Mangaio”, do sanfoneiro paraibano Sivuca, será apresentada numa versão instrumental.  Já Mariana Aydar participa cantando “Gostoso Demais”, de Dominguinhos, que também integra o repertório com a versão instrumental de “Lamento Sertanejo”.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.