A Bracell uma das líderes na produção de celulose solúvel, que tem fábrica no Polo Industrial de Camaçari. e Sâo Paulo e é controlada pela empresa asiática Royal Golden Eagle (RGE) teria apresentado uma proposta agressiva para a compra da Kimberly-Clark, empresa americana que também tem fábrica em Camaçari.
Outra grande empresa, a Suzano, que também tem uma de suas fábricas em Mucuri na Bahia, e é a maior produtora mundial de celulose de eucalipto, também fez oferta pela Kimberly-Clark e é a favorita na disputa. O processo de venda está sendo conduzido pelo J.P. Morgan e o ativo é avaliado entre US$ 800 milhões e US$ 1 bilhão.
A transação pode ser anunciada nos próximos dias. O processo de venda dos ativos regionais, inclusive da Kimberly-Clark, dona das marcas Neve e Kleenex, inclusive da unidade de Camaçari, mostrou-se bastante disputado e atraiu vários interessados. Além da Suzano e RGE, a americana Woodland também teria demonstrado interesse no negócio.
A indústria de papéis de higiene, ou tissue no jargão de mercado, segue se movimentando fortemente no país, seja em busca de potenciais aquisições, ou via novos investimentos.
A própria Bracell, que produz celulose de fibra curta e do tipo fluff, encomendou quatro linhas de tissue junto à Andritz, que juntas poderão produzir 240 mil toneladas anuais. E a Bracell também estaria buscando outros ativos no mercado nacional de tissue, com vistas a aquisição. Com informações do Valor Econômico.