sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SEMANA DE DEBATES: A RETA FINAL DAS ELEIÇÕES NA BAHIA E NO BRASIL

Redação - 26/09/2022 09:05 - Atualizado 26/09/2022

 Tradicionalmente, grande parte do eleitorado brasileiro define seu voto na última semana antes das eleições. Por isso, o debate com os candidatos a governador da Bahia, que será realizado na terça-feira (27) na TV Bahia, pode se constituir em elemento determinante no resultado das eleições.

ACM Neto, líder nas pesquisas, fatalmente sofrerá ataques dos demais candidatos, especialmente Jerônimo Rodrigues e João Roma. Jerônimo vai bater forte, pois essa é a chance para crescer nas intenções de voto e garantir a disputa pelo 2º turno. Roma precisa consolidar sua posição, combatendo o voto útil, para garantir pelo menos um patamar de votos ao redor de 10% do eleitorado, para assim se firmar como uma nova liderança política na Bahia.

Neto precisará ter sangue frio para não ser tragado pelos ataques e fortalecer a tese central de sua campanha que é a ideia de que é o candidato mais preparado para governar a Bahia. Jerônimo, por seu turno, não pode apenas bater, mas precisará também mostrar que está preparado para governar a Bahia.

Quadro semelhante será visto no debate nacional que ocorre na próxima quinta-feira na TV Globo. Lula, líder nas pesquisas, fatalmente sofrerá ataques dos demais candidatos, especialmente Jair Bolsonaro, pois essa é a chance para crescer nas intenções de voto e garantir a disputa pelo 2º turno. Lula terá de manter o sangue frio e não perder as estribeiras, pois, além de Bolsonaro, será acuado também por Ciro Gomes, que busca desde já se consolidar como o maior opositor de um eventual governo do petista, e pelo Padre Kelman que será um ajudante de Bolsonaro e sem ter votos ou qualificação participará do debate.

A verdade é que o jogo está jogado e os debates serão como os acréscimos de uma partida de futebol. Neles, tudo pode acontecer, até mesmo nada.  

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.