quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

CANDIDATOS AO GOVERNO DIVULGAM PROPOSTAS PARA PONTE SALVADOR-ITAPARICA

Redação - 06/09/2022 19:00

Os candidatos ao governo da Bahia apresentaram as propostas para a ponte Salvador-Itaparica, em levantamento feito pelo G1 e divulgado nesta terça-feira (6). Veja as propostas divulgadas:

ACM Neto

ACM Neto (União Brasil): Caso seja eleito governador, eu pretendo implantar um grupo de trabalho, logo no início da gestão, que vai avaliar a viabilidade econômica da ponte Salvador-Itaparica. O projeto é importante, o projeto traz desenvolvimento para Salvador, para Baía de Todos-os-Santos, para as ilhas, para o recôncavo, para o baixo-sul. Agora o projeto tem que ser viável, e não é com promessas, não é com propaganda, nem com discurso. É fazendo um trabalho sério. Eles [gestão atual] gastaram muito dinheiro em projetos, e até agora uma estaca não foi batida. Para a ponte Salvador-Itaparica existir de verdade, eu – e as pessoas me conhecem – não prometo o que não posso cumprir. O que eu garanto aos baianos é que eu vou trabalhar sério, para tentar viabilizar o projeto, mas desde quando haja viabilidade econômica.

Jerônimo Rodrigues

Jerônimo Rodrigues (PT): No meu governo, eu vou construir a ponte Salvador-Itaparica, e farei isso com a preocupação de quem quer trabalhar a geração de empregos. Com essa ponte construída, nós vamos gerar em torno de sete mil a oito mil empregos diretos, beneficiando cerca de 250 municípios no entorno. Estarei cuidando, olhando para cada passo dessa ponte, dialogando com a sociedade, porque nós investiremos com a intenção de desenvolver ações de empregos, da economia – seja pelo turismo, na construção civil, no comércio. Trarei para minha mesa a preocupação e o diálogo sobre o respeito às leis e a questão ambiental. A nossa ponte será uma ponte que ligará a Bahia a um desenvolvimento próximo com o Brasil.

João Roma

João Roma (PL): Já no primeiro ano do nosso governo, vamos iniciar esse viário, mas o que eu tenho dito é que a Bahia é um estado grandioso, que tem um território maior do que a França, e carece de grandes investimentos em infraestrutura. É óbvio que sou favorável à ponte, mas estamos propondo muito maior: já apresentamos o Expresso Recôncavo, que vai fazer tanto o viário, que passa desde Salvador até Santo Antônio de Jesus, pela ponte, como também um outro viário saindo de Simões Filho e passando por Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Saubara, Maragogipe, São Felipe, Cruz das Almas, Muritiba e Cabaceiras do Paraguaçu. Uma nova ponte na Pedra do Cavalo, que segue por Santo Estevão e Ipecaetá e Serra Preta, interliga com a Estrada do Feijão. Precisamos de novos viários e de melhorar a infraestrutura, para que o transporte de carga também possa viabilizar todo Porto de Salvador, Porto de Aratu e o Estaleiro Enseada, para gerar locações e oportunidades de emprego e venda para o nosso povo sofrido.

Kleber Rosa

Kleber Rosa (PSOL): Nós vamos fazer um estudo técnico da obra, para saber em que pé está. Obviamente que não é parte do nosso programa abandonar nenhuma obra, mas vamos orientar para atender a política que nós estamos apresentando, de inclusão econômica de setores médios e setores pequenos. A ponte precisa ser entendida como parte de infraestrutura voltada para o desenvolvimento econômico da Bahia, então, neste sentido, a gente pretende reorganizar, reelaborar o seu sentido, o seu conceito, trazendo para o debate a sua eficácia, a população que mora na ilha, mas também a população do litoral sul, que vai ser atingida fortemente pelo seu impacto. A ponte é importante, desde que ela esteja a serviço da inclusão social e econômica da nossa população”.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.