Salvador é umas das dez cidades brasileiras a receber certificação do ministro do Turismo, Carlos Brito, na última terça-feira (23), em Brasília, como um dos “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em Transformação”. Os destinos que receberam o certificado fazem parte de um projeto-piloto que busca estabelecer diretrizes e um formato nacional para transformar destinos turísticos em territórios mais atrativos, buscando oferecer melhores experiências e serviços mais acessíveis, seguros e comprometidos com a sustentabilidade.
As outras cidades que receberam a certificação foram Brasília, Campo Grande, Recife, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Florianópolis, Curitiba, Rio Branco e Palmas. Conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano foram alguns dos critérios utilizados para selecionar os locais.
A adaptação é possível graças a uma parceria entre o MTur e o Instituto Ciudades del Futuro, que auxilia a comunidade argentina no desenho e implementação de ações inovadoras. No Brasil, os eixos metodológicos do projeto são governança, inovação, tecnologia, acessibilidade, sustentabilidade, segurança, promoção e marketing, mobilidade e transporte e criatividade.
A iniciativa oferece benefícios como aumento da competitividade do turismo, maior promoção internacional e possibilidades de investimentos externos. Em breve, a MTur avaliará os destinos e concederá o selo DTI para quem tiver concluído pelo menos 80% dos planos de transformação.