domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PPPS E PROJETO DE CONCESSÕES SÃO TEMAS DE REUNIÃO NA SEPLAN

LIZANDRA MUNIZ - 10/11/2023 19:12

Durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (9), no gabinete do secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, os aspectos técnicos e conceituais sobre a estruturação e avaliação de projetos de concessões foram tema de debate, que contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual da Fazenda e da empresa BahiaInveste, que fazem parte da administração indireta do governo estadual.

O secretário do Planejamento, destacou a Bahia se como referência no país, nos últimos anos, principalmente, pelas iniciativas desenvolvidas nas áreas da saúde e infraestrutura, com destaque para o Hospital do Subúrbio e o Metrô de Salvador e Lauro de Freitas. Peixoto destaca que consolidando o pacto federativo e a parceria com a iniciativa privada, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, será viável realizar novos projetos.

“Em sintonia com o Governo Federal, que tem estimulado a formação de PPPs nos projetos do Novo PAC, vamos avançar na gestão das políticas públicas voltadas para a geração de emprego, renda e a inclusão social da população baiana, promovendo o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável no nosso estado”, defende o secretário da Seplan.

A secretária executiva do Programa de Parcerias Público-Privadas do Estado da Bahia, Ananda Lage, ressaltou a experiência acumulada e as principais áreas onde o Governo do Estado trabalha em colaboração com a iniciativa privada.

“Os principais objetivos das PPPs no Estado da Bahia incluem a promoção do desenvolvimento de infraestrutura, a melhoria na prestação de serviços públicos, a transferência de riscos para o setor privado, a eficiência na gestão de projetos e a atração de investimentos privados para áreas de interesse público. A Bahia possui um sistema de PPP consolidado e robusto e esse é um grande ativo para o Estado”, explica a secretária.

Na reunião, os participantes da Sepan foram a chefe de gabinete, Dilma Santana, os superintendentes Ranieri Barreto (Planejamento Estratégico), Milton Coelho (Gestão Estratégica), Ninon Fernandes (Orçamento Público) e Luiza Amélia (Cooperação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento), o coordenador de Planejamento Territorial e Articulação para Consórcios Públicos, Thiago Xavier, e os assessores, Antônio Valença, Ronald Lobato, Ariadne Muricy e Adriana Tapioca. Também esteve presente o chefe de gabinete Adriano Chagas e o coordenador Cláudio Mascarenhas, enquanto o presidente interino, Ataíde Oliveira, e os gerentes Vitor Ambrosio e Mateus Saraiva representaram a BahiaInveste.

 

Foto: Divulgação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.