sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

5G INICIA HOJE OPERAÇÃO NA BAHIA E 77 BAIRROS DE SALVADOR ESTÃO CONTEMPLADOS

Redação - 16/08/2022 06:55 - Atualizado 16/08/2022

A nova tecnologia 5g de internet móvel já está disponível em Salvador. A principio serão 77 bairros contemplados com a novidade e até 2025 todo estado deve ter a tecnologia. A depender da operadora utilizada a cobertura pode ser maior ou menor. A Anatel explica que, inicialmente, o compromisso de abrangência estabelecido no Edital da rede determinou um quantitativo mínimo de estações que deve ser instalado nas capitais. Em Salvador, no momento, há 193 antenas instaladas.

“Quanto aos bairros e regiões onde o sinal estará presente, cada prestadora possui sua estratégia de implantação e expansão da rede. Sendo assim, é natural que nesse momento inicial nem todas as operadoras atendam todas as regiões”, esclarece a agência em nota. Hoje, a TIM disponibiliza conexão 5G em 77 bairros de Salvador, a Claro em 15, a Vivo em 16.  A Oi não participou do leilão do 5G, visto que na ocasião, em 2021, a sua operação móvel estava sendo vendida para a Claro, TIM e Vivo, processo que foi oficializado em 2022.

De acordo com as operadoras, basta ter um aparelho móvel compatível com o 5G e estar em uma área com cobertura de rede para poder utilizar a nova conexão. As prestadoras ainda não estão comercializando planos ou serviços específicos focados no 5G, então, por enquanto, não é necessária qualquer atualização ou mudança nos contratos de planos pré e pós-pagos para receber os sinais 5G na faixa de 3,5 Ghz. Isso significa navegar na internet e fazer download de arquivos com conexão mais rápida do que com o 4G.

Até o momento, esses são alguns dos bairros com cobertura 5G para TIM, Claro e Vivo: Barra, Caminho das Árvores, Campo Grande, Candeal, Canela, Chame-Chame, Federação, Graça, Horto Florestal, Itaigara, Jardim Apipema, Ondina, Parque Bela Vista, Pituba e Politeama. A média estabelecida pela Anatel para as operadoras era de uma estação 5G a cada 100 mil habitantes, mas ela já foi ultrapassada na capital baiana, de acordo com a agência.

O prazo final vai até julho de 2025, quando a Anatel determina que haja uma estação para cada 10 mil habitantes. Esse também é o prazo em que 100% dos aparelhos móveis devem começar a ser compatíveis com a rede. De acordo com Bruno Talento, diretor de vendas da TIM no Nordeste, a tecnologia 4G demorou cerca de 4 anos e meio para ser preponderante no país, como é hoje. “Isso depende da própria usabilidade. Hoje temos em média de 4 a 5% [de aparelhos] na base da TIM compatíveis com o 5G. Ainda tem uma evolução muito significativa na troca dos aparelhos”, afirma.

(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.