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CENTRO POP PROMOVE RODA DE CONVERSA EM PARCERIA COM A DEFENSORIA PÚBLICA

Redação - 17/08/2018 16:47

Para receber orientações sobre direitos, assistidos do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Pau da Lima (Centro POP – Pau da Lima) participaram, na manhã desta sexta-feira (17), da roda de conversa “Conhecendo a Defensoria Pública”, promovida pela Defensoria Pública do Estado a pedido da coordenação do Centro POP. Ao todo, 18 pessoas participaram do bate-papo, que abordou questões sobre os direitos fundamentais e sobre os serviços que podem ser solicitados ao órgão estadual.

A assistente social Ellen Lobo, da Defensoria Pública, apresentou os serviços realizados pelo órgão e tirou dúvidas sobre como tirar documentos pessoais e buscar atendimento jurídico para esclarecimento de dúvidas e abertura de processos judiciais. Para o assistido Washington Luís Santos, de 28 anos, que há 15 dias frequenta o local, a roda de conversa foi bastante esclarecedora. “Eles trouxeram informações importantes que vão nos ajudar”, disse ele, que passou cinco meses nas ruas e, após o atendimento do Centro POP, planeja voltar a cursar o 9º ano do Ensino Fundamental.

Alan Teixeira, de 36, que também conta com o atendimento da instituição, ressaltou que muitos colegas têm medo de tirar a documentação e ter algum tipo de empecilho, como impedimento judicial. “Além das dúvidas que tiramos, esse evento foi bom porque foi o nosso momento de falar e de ser ouvido, já que quase ninguém nos dá atenção”, disse.

Essa foi a primeira de uma série de quatro rodas de conversas que serão realizadas, pelo menos, uma sexta-feira por mês. “Nós solicitamos à Defensoria Pública essa iniciativa porque percebemos que as pessoas aqui atendidas tinham medo de ir até lá e sofrer restrições. Então trouxemos o órgão para perto deles, para que tivessem esclarecimento sobre os tipos de serviços oferecidos e sobre como acessá-los”, afirmou Sueyde Ribeiro, coordenadora do Centro POP Pau da Lima.

Atendimento – O Centro POP Pau da Lima atende uma média de 30 pessoas por dia. Em dois anos, a unidade já realizou 612 cadastros e pouco mais de mil encaminhamentos. Os direcionamentos ocorrem para órgãos como o SAC, as Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), de assistência psicológica, social e de saúde.

O local dispõe de uma equipe multidisciplinar que inclui assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, auxiliar administrativo e advogado. Quem procura o Centro POP é atendido com serviços como higiene, alimentação, orientação jurídica, guarda de pertences, atendimento psicossocial e cadastramento para recebimento do auxílio-moradia.

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