quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2787

GOVERNO DO ESTADO INSTALA 1.200 NOVAS CÂMERAS DE RECONHECIMENTO FACIAL

Redação - 14/06/2022 16:24

A partir desta terça-feira (14), 1.200 câmeras de reconhecimento facial, de placas e de análise situacional entram em operação em Salvador e região metropolitana, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os novos equipamentos tiveram investimento de R$ 665 milhões e ampliam a cobertura do sistema de monitoramento na capital, que já contava com 300 unidades e ajudou a retirar 256 criminosos das ruas desde a implantação do piloto em 2018.

O governador Rui Costa acompanhou o início das atividades do serviço no Centro de Operações e Inteligência da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Utilizamos um sistema de inteligência artificial para o monitoramento de lugares estratégicos, incluindo locais onde têm escolas, hospitais, estações de transbordo, entre outros. Estão convidados, portanto, a participarem e se incorporarem a esse sistema as associações empresariais, comerciais e de condomínios”, afirmou.

Mais tecnologia

Também nesta terça, foram entregues 160 terminais de comunicação móvel, que são smartphones especiais destinados para o uso policial, substituindo os antigos aparelhos de comunicação via rádio. Com a novidade, os policiais poderão acessar, produzir e compartilhar informações. Também terão acesso aos alertas de reconhecimento facial e de placas em tempo real, promovendo ainda mais agilidade na ação de captura dos procurados e na identificação de veículos com restrição. Até hoje, os alertas eram comunicados pelo Cicom via rádio.

 

As ações integram a expansão do projeto Video-Polícia, que amplia o parque tecnológico e representa o maior investimento na história da Segurança Pública da Bahia em um único projeto. De acordo com o tenente-coronel Renato Lima, a expansão prevê a instalação de mais de quatro mil câmeras inteligentes em outras 78 cidades do interior da Bahia.

 

 

 

Fotos: Rafael Martins/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.